Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca, como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica. Lábios ressecados, que favorecem o aparecimento de feridas. Uso de drogas que ressecam a boca, como isotretinoína. Compulsão por lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos e expostos a germes da boca.
Se não houver infecção bacteriana ou fúngica, pomadas hidratantes e anti-inflamatórias, como óxido de zinco (presente no Hipoglós) ou Omcilon A Orabase são úteis. Se houver infecção por fungos, pomadas com cotrimazol, nistatina ou miconazol podem ser usadas.
Caso a queilite apareça pela ação de fungos, o(a) médico(a) ou dentista deve prescrever pomadas antifúngicas. Elas agem diretamente para barrar a ação dos fungos no corpo (casos mais graves podem levar ao uso de comprimidos orais).
Uma das causas de boqueira são as infecções por fungos, como a Candida albicans, ou bactérias, como o Staphylococcus aureus. Essas infecções podem ocorrer devido ao acúmulo de umidade nos cantos da boca, que cria um ambiente propício para o crescimento de microorganismos.
Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...
Banho Coreano [ACABEI COM A HERPES LABIAL no dia seguinte] com banho de contraste ou banho alternado
O que é bom para acabar com boqueira?
Alguns antifúngicos, como miconazol, nistatina ou clotrimazol, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da boqueira, no caso de ter sido causada por infecção por fungos. Esses remédios podem ser usados na forma de cremes ou pomadas, como Daktarin gel oral ou Canesten, suspensão oral, como o Canditrat.
Entretanto, se após investigado constatar não haver presença de fungos, deverão ser utilizadas pomadas para hidratar a área, como manteiga de cacau, e com ação anti-flamatória, como: cremes a base de Óxido de Zinco, vaselina ou Omcilon-A Orabase. Os tratamentos costumam durar de 1 a 3 semanas.
Além disso, fatores como o consumo excessivo de alimentos cítricos, fatores emocionais, deficiência de vitaminas e distúrbios gastrointestinais podem ser fatores que desencadeiam o aparecimento dessas feridas.
A feridinha no canto da boca costuma ser causada pela boqueira, ou queilite angular, e pode ser bastante dolorosa. Normalmente, essa condição tende a ter mais casos durante o inverno e inicialmente apresenta sintomas de inflamação e futuramente pode acontecer uma infecção de fungos ou bactérias.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Infecção por bactérias, principalmente Staphylococcus aureus; Infecção por vírus, principalmente vírus do herpes; Acúmulo de saliva no canto da boca, principalmente devido à má oclusão dentária ou ao uso de próteses dentárias ou aparelhos ortodônticos; Maus hábitos de higienização bucal.
Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.
Diversas situações podem propiciar o aparecimento da boqueira, os mais comuns são o uso de aparelhos odontológicos ou dentaduras. O acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal fator desencadeante, facilitando a maceração da pele, formação de fissuras e contaminação da ferida por bactérias ou fungos.
Não se deve colocar sal diretamente na afta. Colocar sal na afta pode causar irritação e desconforto. Portanto, para tratar a afta, só use o sal misturado com água para fazer bochechos. Assim como o sal, não se deve colocar bicarbonato na afta, pois ele também pode causar irritação e atrapalhar a cicatrização.
Queilite é o termo médico utilizado para designar qualquer tipo de inflamação que acometa os lábios do paciente, causando dor e incômodo no local ou alterações estéticas que alterem a aparência da boca do paciente.
Além disso, para ajudar a curar a boqueira mais rápido é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como o iogurte ou o suco de laranja, que deve ser consumido com um canudinho. É ainda importante evitar alimentos salgados ou ácidos para proteger a região, evitar a dor e diminuir o desconforto.
No caso de infecção bacteriana, a boqueira pode ser tratada com a aplicação de pomada com antibiótico. Agora, se a infecção for fúngica, o médico poderá recomendar a ingestão de medicamentos orais ou cremes compostos de miconazol, nistatina e clotrimazol, por exemplo.
Basta aplicar um pouco de óleo de coco na superfície da úlcera e deixá-lo permanecer. Também é possível aplicá-lo à noite, enquanto se está a dormir. Semelhante ao mel, o óleo de coco inclui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir as úlceras naturalmente.
Uma infecção bacteriana pode levar a feridas e inchaços na boca. As infecções podem ser causadas pelo crescimento excessivo de organismos normalmente presentes na boca, ou por organismos que foram introduzidos recentemente, como as bactérias que causam a sífilis ou a gonorreia.
Algumas situações podem desencadear a afta, como o estresse, o uso de medicamentos, algum trauma (bater a boca, aparelho, prótese), fases do ciclo menstrual, falta de ferro e vitamina B12 e alimentação. Alimentos ácidos não causam afta, mas facilitam o aparecimento delas em pessoas com predisposição.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.
A bolinha na boca pode ser provocada por situações mais simples como aftas ou mordida da bochecha, mas também pode surgir devido a problemas de saúde como herpes, refluxo, estomatite ou síndrome mão-pé-boca.
Às vezes, o ressecamento labial pode ser sintoma de alguma doença. A diabetes, por exemplo, gera muito açúcar na corrente sanguínea, que desequilibra o pH da boca e diminui a umidade nos lábios. Além disso, o ressecamento labial pode ser sinal de anemia ou da falta de certos nutrientes, como niacina e zinco.