A miragem é um fenômeno óptico causado pelas refrações dos raios luminosos quando atravessam o ar quente (no caso da miragem inferior) até atingirem a reflexão total e subirem aos olhos do observador, produzindo uma trajetória curvilínea.
A miragem ocorre quando a refração e a reflexão no ar ocorrem devido a altas temperaturas, sendo refletido o que está em cima. Contudo, se ela ocorre em um ambiente onde a temperatura é muito baixa, trata-se da Fata Morgana, o fenômeno no sentido oposto.
No cotidiano as miragens acontecem, por exemplo, nas rodovias e em dias muito quentes. O motorista ao trafegar pela rodovia vê o que parece ser a imagem de um veículo refletido sobre o asfalto, dando a impressão que o mesmo está molhado e que o veículo foi refletido pela água.
Devido ao calor intenso, forma-se uma camada de ar quente junto ao solo. E esse ar é menos denso do que o ar da camada situada imediatamente acima, mais frio. A luz que vem do alto em direção à superfície passa pela camada de ar mais quente e é desviada para cima, chegando a nossos olhos.
Miragens em um deserto são ilusões ópticas, causadas pela refração da luz, fazendo com que o viajante acredite na presença de água onde só a areia se encontra presente.
A miragem é um fenômeno óptico causado pelas refrações dos raios luminosos quando atravessam o ar quente (no caso da miragem inferior) até atingirem a reflexão total e subirem aos olhos do observador, produzindo uma trajetória curvilínea.
Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica. Objetos que se encontrem no horizonte como, por exemplo, ilhas, falésias, barcos ou icebergs, adquirem uma aparência alargada e elevada.
Em um dia de calor, o Sol aquece o asfalto, que aquece o ar acima dele. O ar mais acima, porém, continua mais frio. Ao passar por essas duas camadas com temperaturas distintas, a luz sofre refração, ou seja, muda de direção.
Quando a luz ilumina uma colher em um copo d'água, a colher parece torta ou quebrada. Essa imagem estranha acontece porque a luz sofre um desvio. Esse desvio se chama refração.
"Miragens inferiores ocorrem em superfícies quentes, como estradas. São causadas quando os raios de luz se curvam para cima levando a uma imagem invertida, produzindo a ilusão de água, porque a parte inferior da imagem invertida é muitas vezes o céu", descreve o artigo.
Trata-se da famosa ilusão de óptica. Um dos tipos mais comuns ocorre em dias de sol, quando, olhando uma estrada asfaltada ao longe, temos a sensação de que ela está molhada. Nesse caso, o que ocorre é que o ar na superfície da estrada está mais quente que o da faixa imediatamente acima.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum: o solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.
Por que quando estamos em um ambiente escuro não conseguimos enxergar o nosso reflexo na superfície?
Quando incide sobre uma superfície de relevo acidentado ou áspero, a luz sofre reflexão difusa, mesmo que microscopicamente. Durante esse fenômeno, os ângulos de incidência e de reflexão são diferentes, por isso não conseguimos enxergar imagens refletidas nessas superfícies.
Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente).
Segundo as regras da Relatividade Geral de Albert Einstein, toda luz será distorcida por objetos massivos, como galáxias e aglomerados de galáxias. Esse efeito é conhecido como lente gravitacional porque, além de distorcida, a luz distante é ampliada devido à gravidade dos objetos mais próximos.
Por que os espelhos distorcem a imagem? No caso dos espelhos de vidro, de maneira geral, a distorção tem relação com a espessura das peças. Quanto mais finas, maior a probabilidade de apresentarem distorções.
O Acordo de Paris foi assinado por 195 países com o objetivo de conter o aumento do aquecimento global. Ouça o texto abaixo! O Acordo de Paris é um compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
As miragens, fenômeno muito conhecido principalmente dos desenhos animados, não é algo fictício, claro que elas não ocorrem como apresentado na televisão. As miragens ou espelhismo surgem de um fenômeno conhecido como reflexão interna total.
É um fenômeno sobrenatural cujo nome de origem alemã significa espírito que causa ruídos. Envolvem situações físicas como chuvas de pedras, movimentação de objetos, aparecimento e desaparecimento de objetos, aparecimento de sons, água e luzes.
sf. 1. Efeito óptico, comum nos desertos, causado pela reflexão da luz do Sol numa superfície em que se encontram duas camadas de ar com aquecimento e densidade diferentes, sendo a imagem vista de maneira invertida.
Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.