Quando se usa o vir?

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Quando devo usar vir?

“Vir”: use “vir” em duas situações diferentes:
  1. Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo. Exemplo: “É preciso vir cedo para conseguir um bom lugar.”
  2. No presente do indicativo, quando se refere a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Exemplo: “Ele vai vir à festa amanhã.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

É correto dizer "você vai vir"?

As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Pode vir 2024 ou pode vir 2024?

"Vim" é a forma conjugada no passado (pretérito perfeito do modo indicativo) da 1ª pessoa do singular. "Vir" pode ser a forma no infinitivo do verbo, usada em locuções verbais e no futuro. “Vir” também pode ser uma forma conjugada do verbo “ver”, no futuro do modo subjuntivo para a 1ª ou a 3ª pessoa do singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Onde empregar o verbo vir?

Resumo sobre o verbo “vir”

É usado para indicar chegada, origem ou surgimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

VIR, VIM e VIER: entenda quando usar essas formas verbais #PEL

Quando você vier ou vir?

Observe que, quando se trata do verbo vir, deve-se dizer “quando você vier”. “Dia destes, quando você vier à nossa cidade, ficará impressionado com as mudanças geradas pelo novo projeto de urbanização.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Está por vir é correto?

Aguardando o PORVIR (substantivo, sinônimo de futuro). O melhor está POR VIR (preposição POR + verbo VIR). O melhor está porvir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

Qual o correto: pode vir ou pode vir?

Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profes.com.br

O que significa o verbo vir?

O verbo “vir” pode tanto ser transitivo quanto intransitivo. Ele é sinônimo de “chegar a”, “regressar”, “ter origem”, “acompanhar”, “nascer” e até “mostrar-se”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quando você vir ou vier ao Rio de Janeiro?

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Não vai vir ou não virá?

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Como se diz vir?

Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando me verem ou virem?

O correto é “se eu a vir”. O verbo “ver” nas frases em que vem introduzido pelos vocábulos “se” ou “quando”, assume as formas “vir”, “vires”, “virmos”, ”virem”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Qual a diferença entre ver e vir?

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Quando usar vir?

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Está por vir está correto?

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Quando a gente se ver ou vir?

O certo é “quando você VIR o filme”. O futuro do subjuntivo do verbo VER é VIR: Quando eu VIR, tu VIRES, ele VIR, nós VIRMOS, vós VIRDES, eles VIREM.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolapadrao.com.br

Quando eu vir e quando eu vier?

Vejamos: Quando eu VIR algo suspeito, avisarei a polícia. (Verbo VER). Quando eu VIER novamente a este restaurante, pedirei o mesmo prato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursosdeescrita.com.br

Como escrever vir no plural?

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Qual a diferença entre porvir e por vir?

Provir é um verbo na sua forma do infinitivo e que significa «derivar»: – O problema pode provir de falta de cuidado. Porvir é um nome e significa «futuro»: – Se vai acontecer ou não, só o porvir o dirá.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt