"Embora sua causa não seja totalmente compreendida, várias teorias sugerem a presença de fatores emocionais e deficiência de nutrientes, como ferro e zinco, como possíveis razões para o consumo de itens que não possuem valor nutricional.
A síndrome de pica é um transtorno alimentar no qual a pessoa tem vontade de comer coisas "estranhas" ou que não são comida, como pedras, giz, sabonete ou terra, por exemplo.
As causas da picamalácia são pouco conhecidas, mas há estudos que relacionam esse costume com a carência de ferro no corpo e com os desconfortos digestivos, dois aspectos também comuns na gravidez.
dieta balanceada, uma alimentação adequada é imprescindível para evitar um picacismo com origem de deficiência nutricional. O ato de arrancar as próprias penas deve ser investigado minuciosamente devido a seus diversos fatores, sendo o ideal uma consulta com um médico veterinário especialista.
Também conhecido como picacismo ou alotriofagia, o transtorno se caracteriza pela vontade de comer substâncias que normalmente não são alimentos. Giz, papel, sabonete, tecido, cabelo, terra, gelo e carvão são as “iguarias” comumente associadas ao quadro, que é raro.
Picafagia é a ingestão persistente de material não alimentar não nutritivo por ≥ 1 mês quando, do ponto de vista desenvolvimental, não é apropriado (p. ex., picafagia não é diagnosticada em crianças < 2 anos) nem é parte de uma tradição cultural (p.
Olá! Esse seu desejo de comer reboco é importante que seja avaliado. Te oriento inicialmente a procurar um médico psiquiatra. Outros profissionais que você deve buscar são dentista, nutricionista e juntamente a eles um psicólogo para que você possa compreender o que está acontecendo.
Há muitas causas deste tipo de comportamento, que vão de transtornos do impulso, hábitos adquiridos, sintomas de transtornos psiquiátricos que levam a alterações do juízo ou mesmo lesões cerebrais. Lesões dos lobos temporais do cérebro, por exemplo, podem levar a estes comportamentos.
Essa mania de comer coisas estranhas, sem gosto e bem nojentas tem um nome: alotriofagia, também conhecida como Síndrome de Pica, é uma rara condição e se caracteriza por um apetite por substâncias não nutritivas, como terra, alimentos crus, palito de dente, esmalte, desinfetante, carvão, tecido e tijolo.
Quanto a vontade de comer arroz cru pode ser alguma alteração fisiológica ou uma compulsão alimentar. Procure um especialista em alimentação ou psicologia que possa te orientar a cerca deste problema.
Se você tem o hábito de comer papel, é recomendado consultar um psiquiatra ou clínico geral para verificar se existe algum problema de saúde que necessite de tratamento. Pode ser indicado fazer o acompanhamento com um psicólogo para ajudar a controlar este hábito em alguns casos.
Por que o transtorno de Picacismo levou esse nome?
O termo “pica”, usado em dois dos nomes que remetem o quadro, faz analogia a um pássaro com o nome de P. pica ou Pega, que, não coincidentemente, é uma espécie de ave que tem o hábito de comer itens não alimentares, assim como a pessoa diagnosticada.
Na atualidade, evidências sugerem que a depleção das reservas de ferro é a origem da picamalácia, e esse transtorno é reconhecido como um dos sinais característicos da anemia ferropriva, tendo sido demonstrado que a suplementação com ferro diminui o hábito de picamalácia2,4.
É possível ficar doente por vontade de comer algo?
O que é alotriofagia? Também chamada de “síndrome de pica”, a alotriofagia é uma doença onde o paciente sente uma vontade irresistível de comer coisas que não são comestíveis e que ele sabe que não deveria comer.
Comentários como "isso tem gosto de sabão" são muito comuns. Isso pode ser observado pelo gosto amargo na boca ou falta de sabor dos alimentos quando a pessoa está gripada ou resfriada!
Seu consumo pode levar a pequenas lesões em regiões do sistema digestivo e pode contrair doenças como gastrite (inflamação do revestimento do estômago) ou duodenite (inflamação no duodeno), ou ainda problemas como diarréia, mal-estar, náuseas e vômitos.
Quem tem anemia sente vontade de comer coisas estranhas?
Um sintoma incomum, mas que pode acontecer em alguns casos de anemia por falta de ferro é chamado de “alotriofagia”, que é sentir vontade de comer coisas estranhas (ex.: terra, tijolos, etc).
A hiperfagia está relacionada às tensões psicológicas, ao estresse da vida cotidiana e como os problemas é abordado pelo indivíduo. Outros fatores também influenciam o desenvolvimento da doença: descontrole hormonal, fatores emocionais, cirurgias, depressão, baixa da autoestima e desprezo pelo próprio corpo.
A picamalácia, ou síndrome de pica, é o nome que se dá ao desejo de comer coisas que não fazem parte da alimentação, como tijolo, terra, sabonete, giz, dentre outros.
Cabe ressaltar que apresenta, inclusive, código de doença (CID 10 · F50 — transtornos da alimentação). O transtorno alimentar é marcado pelos comportamentos alimentares temerários.
Geofagia é uma prática de comer substâncias terrestres (como argila), frequentemente para melhorar uma nutrição deficiente em minerais. Enquanto é mais frequente em sociedades rurais ou preindustriais em mulheres grávidas, ocorre também em crianças e como um distúrbio psicológico na alimentação.
Comer terra e outras substâncias que não são alimentos podem causar distúrbios no estômago, no fígado, nos rins, nos intestinos, além de infecções e infestações por vermes. Embora muitas vezes as pessoas tenham dificuldade em falar sobre esses desejos com o médico, é importante que isso seja feito.