A oxidação ocorre quando há contato entre os componentes eletrônicos e a umidade, o que pode levar a danos irreparáveis nos circuitos e componentes. Além disso, a oxidação também pode causar curtos-circuitos, superaquecimento e outros problemas que podem afetar o desempenho do equipamento.
Assim como todos os materiais metálicos, as placas de circuito podem sofrer com as terríveis oxidação, causada por impurezas e naturalmente devido o contato do oxigênio da atmosfera com a superfície do equipamento, que além de prejudicar o funcionamento do equipamento, pode causar curto-circuitos, e em casos mais ...
A primeira sugestão é usar álcool isopropílico (ou isopropanol) para a limpeza de aparelhos eletrônicos. A composição química desse produto não possui água, o que facilita a evaporação rápida e evita a oxidação.
A oxidação de metais (ou oxirredução) é um processo caracterizado quando ocorre a perda de elétrons em um átomo durante uma reação química. Na oxidação, o átomo que perdeu elétrons também perde cargas negativas e isso faz com que aumente o seu Nox. O Nox é o número de cargas em uma reação.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.
A água é um risco para as peças de ferro e aceleram, de forma considerável, o processo de oxidação. Dessa forma, garanta que o estoque esteja seco, de modo a preservar todos os produtos, principalmente os que demoram a sair.
A oxidação é um fenômeno químico comum nos aparelhos que sofrem danos em seus componentes internos devido a ação do tempo e, principalmente, o contato direto com a água. Assim, o cenário da oxidação de componentes dentro do smartphone é bastante comum na WSL tech e ainda gera muitas dúvidas nos clientes.
Use lubrificante. Os lubrificantes são uma das principais formas de evitar a oxidação em peças metálicas. Isso porque alguns desses produtos, especialmente aqueles usados em máquinas com alta exposição à umidade, possuem propriedades anticorrosivas, que impedem a oxidação.
De acordo com o especialista, a melhor forma de higienizar qualquer aparelho eletrônico é com o uso de álcool isopropílico, além de um pano macio e absorvente. Mas nunca coloque a solução diretamente no equipamento! Aplique uma pequena quantidade no pano e, então, faça a limpeza.
A poeira facilita o processo de oxidação dos contatos, fazendo com que ocorra mau contato. Com o tempo, essa poeira vai dificultar ou, até mesmo, impedir o contato entre os circuitos eletrônicos, danificando-os.
Isso é possível através de um banho químico, que é realizado no laboratório da assistência técnica usando um aparelho chamado banheira ultrassônica. Através do banho químico, as placas do dispositivo são limpas e secas com o auxílio de emissão de ondas de diferentes frequências, geralmente usando álcool isopropílico.
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Lembre sempre de remover toda a poeira antes de aplicar o liquido.
O que fazer para evitar Zinabre no borne da bateria?
A sujeira, a corrosão e a oxidação podem contribuir para a formação do zinabre. Para remover esses contaminantes, limpe os terminais da bateria regularmente com um pano limpo e úmido; Aplique uma camada fina de protetor de polo ou vaselina nos terminais da bateria.
Para saber se houve o processo de oxidação é necessário descobrir se teve transferência de elétrons em uma reação. Para isto, analisa-se o número de oxidação (nox) do elemento. A camada de valência determina a quantidade de elétrons que um átomo necessita ganhar ou perder para obter estabilidade.
Para objetos em estágio inicial de ferrugem, deixá-los de molho numa solução de partes iguais de vinagre branco e água por até duas horas pode ser suficiente. Ao retirar, remova com uma esponja os resíduos da ferrugem antes de lavar. Guarde sempre bem seco e longe de umidade.
Em alguns sites de assistência técnica, a orientação é de que o usuário embebe um cotonete em algum recipiente com álcool. É indicado que contenha apenas 1% de água em sua composição e que seja passado de maneira bastante delicada no conector. Isso vai fazer com que o algodão absorva a sujeira.
Limpeza profunda: Se ainda não estiver convencido que o conector está limpo, faça uso do álcool isopropílico. Com a ajuda de um cotonete, passe o líquido na entrada, assim o algodão conseguirá absorver a sujeira amolecida com o produto. Depois do uso, aguarde meia hora para ligar o seu aparelho ao carregador.
Tanto a oxidação quanto a corrosão acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.
Um exemplo de metal que oxida, enferruja e corrói mais facilmente quando exposto às condições climáticas é o ferro. Se o metal não entrar em contato com o ar, a umidade, ou a água, não existe a corrosão.