🙌 As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. ✔Falta de conservação das ruas; ✔Buracos e falta de asfaltamento; ✔Passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas; ✔Raspagem em meios fios.
Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Impactos violentos: Batidas em buracos profundos, meio-fios ou acidentes podem causar o empenamento dos eixos das rodas. Desgaste ou envelhecimento: Com o tempo, os eixos podem enfraquecer devido à exposição a fatores como a corrosão e o desgaste natural.
Uma roda amassada pode causar vibrações perceptíveis no volante, tornando a direção desconfortável e potencialmente perigosa, especialmente em altas velocidades.
Ou, também bastante comum, em veículos de perfil fino, principalmente ao passar por buracos ou lombadas em alta velocidade. Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
Quanto tempo demora para desempenar roda de carro?
Reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem levar entre 1 e 3 dias.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Desempenar a roda do carro é um processo essencial para garantir a segurança e eficiência do veículo. Escolher o pneu correto, realizar manutenções regulares e entender a importância do alinhamento e balanceamento são etapas cruciais para garantir a longevidade e desempenho do seu veículo.
Especialistas dizem que não é possível recuperar rodas de ferro se estiverem amassadas. Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão.
Vibrações no volante: Rodas amassadas podem gerar vibrações perceptíveis no volante, tornando a condução desconfortável e potencialmente perigosa, principalmente em altas velocidades.
🙌 As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. ✔Falta de conservação das ruas; ✔Buracos e falta de asfaltamento; ✔Passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas; ✔Raspagem em meios fios.
Para quem não sabe, “roda empenada” é o termo usado para sinalizar que as rodas do seu veículo estão sem calibragem, o que pode resultar em grandes problemas para seu automóvel.
Além de o próprio veículo ter motivado a deformação, podemos tê-la por outros fatores, tais como bolhas por impacto contra buracos (o pneu resiste até um certo ponto, mas se for muito forte pode danificar a estrutura interna), andar com o pneu descalibrado ou com excesso de carga, frenagens muito bruscas, entre outras ...
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
“Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o desgaste dos pneus. Outro problema comum é a perda das calotas, uma vez que estas não se fixam adequadamente às rodas amassadas.”
Quando uma roda está desempenada, significa que ela está fora de sua forma original, apresentando deformações ou desalinhamentos que podem comprometer a estabilidade do veículo e causar problemas como vibrações, desgaste irregular dos pneus e até mesmo acidentes.