O Dia dos Professores, em 15 de outubro, é feriado escolar, não nacional. Escolas fecham, alunos e profissionais da educação têm folga. Próximos feriados em 2024 incluem Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Consciência Negra e Natal.
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores em todo o País. A data não é feriado nacional ou ponto facultativo, mas, tradicionalmente, as escolas não têm aula nesse dia, em homenagem aos docentes.
No dia 15 de agosto, diversas cidades pelo Brasil comemoram feriados religiosos e cívicos. É o caso de capitais, como Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), e o estado do Pará.
O dia 15 de agosto celebra a data de Nossa Senhora da Boa Viagem padroeira de Belo Horizonte, e a Assunção de Nossa Senhora. Para a cidade mineira e Fortaleza, no Ceará, a data é feriado. O dia é marcado por tradições religiosas, como a tradicional Procissão Luminosa, que atrai milhares de fiéis.
DECRETA: Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar. Art. 2º O Ministério da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Entre os nacionais, apenas três feriados vão ser prolongados, isto é, quando será possível emendar com o final de semana. São eles: o da Confraternização Universal, em 1 de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março; e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
O 15 de agosto não é um ponto facultativo e não é feriado nacional, mas, é feriado municipal em várias cidades do país e até estadual, no caso do Pará. Contudo, o significado do feriado muda conforme o local. Em cidades como Fortaleza e Belo Horizonte, a data remete à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção.
Considerando o prognóstico climático do INMET para agosto de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas e a previsão de pouca chuva em grande parte do Brasil, haverá uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no MATOPIBA, bem como nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O Brasil se prepara para uma celebração inesperada: o governo anunciou que esta terça-feira, 20 de agosto, será feriado para alguns trabalhadores regidos pela CLT.
A próxima folga que os profissionais receberão em todo o Brasil será apenas no dia 15 de novembro, quando é comemorada a Proclamação da República. No dia 15 de agosto, em municípios como Belo Horizonte e Fortaleza, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de ambas as cidades.
1823 – Adesão do Pará à Independência do Brasil. 1824 – Escravos libertos do Estados Unidos fundam a Libéria. 1900 — A primeira entrada oficial de imigrantes chineses em São Paulo. 1914 – É inaugurado oficialmente o Canal do Panamá.
O Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto. Esta data cristã celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.