A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
Resposta: Explicação: A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade.
Consideramos, assim, o conceito de cultura tecnológica como um conjunto complexo de valores, comportamentos, linguagens, hábitos e relações sociais característicos da sociedade tecnológica atual, delineada a partir das mais recentes inovações nos meios de comunicação e informação.
A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação.
O que é Cultura Digital - Quase um PodCast - Temp 2 #03
Qual é a origem da cultura digital?
Como surgiu a Cultura Digital? Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
A cultura digital é justamente a relação, a conexão entre esse mundo cultural e o mundo tecnológico, principalmente com as tecnologias relacionadas ao uso da Internet. Nossos smartphones nos permitem estar em contato com um número enorme de pessoas, sejam elas parte do nosso convívio ou não.
Qual é a definição de cultura digital apresentada no texto?
A cultura digital é um conceito que descreve como a internet e a tecnologia ajudam a moldar a maneira como pensamos, nos comportamos, nos comunicamos, interagimos como sociedade e até mesmo como fazemos negócios.
Qual a influência da cultura digital na sociedade?
Usamos a tecnologia para pedir comida, para acessar a conta bancária, para nos relacionarmos com outras pessoas, estudar e trabalhar. Sendo assim, por estarem onipresentes, elas acabam afetando a forma como pensamos, como produzimos conhecimento, artes e até mesmo a maneira como nos enxergamos.
Como podemos conceituar a chamada cultura digital?
A cultura digital é um conceito que descreve o molde que a tecnologia e a internet estão formando, principalmente nos meios de comunicação e na interação com a sociedade.
Qual é a diferença entre a cultura e a cultura digital?
Explicação: A cultura é um conjunto de valores, crenças, tradições, comportamentos e práticas que são compartilhados por um determinado grupo ou sociedade, enquanto a cultura digital se refere ao conjunto de práticas, comportamentos, valores e crenças que são moldados pela tecnologia digital e pela internet.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Cultura digital é um conceito que descreve como a tecnologia e a internet estão moldando a maneira como nos comportamos, pensamos, nos comunicamos e interagimos na sociedade. Trata-se de um produto decorrente do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), presentes em nosso dia a dia.
Cultura digital: o foco é oferecer aos estudantes meios para adquirir um real letramento digital, sendo capazes de compreender e analisar os impactos da computação na sociedade. Entram neste eixo discussões políticas, éticas e sociais.
A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.
Ao longo da história, isso vem acontecendo desde o desenvolvimento do rádio e da televisão, que potencializaram a cultura de massa, até a internet, com os dispositivos móveis. Nas últimas décadas do século XX, vivenciamos de forma intensiva a inserção das TIC em diferentes setores sociais.
John Cage foi o artista com maior influência na formação da cultura digital como hoje a entendemos, através das suas práticas artísticas inovadoras que chamaram a atenção para um conjunto de interesses que, mais tarde, seriam centrais no desenvolvimento dos meios digitais e da arte.