Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização.
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.
As pomadas cicatrizantes, como a pomada de sulfato de neomicina + bacitracina, o gel de silicone ou a pomada de sulfadiazina de prata são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou antimicrobiana, ajudando as células da pele a recuperar mais ...
Pomadas com corticosteroide, ingredientes como neomicina, bacitracina ou mupirocina podem ser ideais. Vale frisar: não administre nenhum tipo de medicamento sem indicação médica, especialmente se você apresentar alergia a uma substância medicamentosa.
Quando a pele é ferida, a lesão danifica os vasos sanguíneos, e a primeira reação do corpo é parar o fluxo sanguíneo, um processo chamado de 'hemostasia'. O corpo ativa as plaquetas e libera fatores de crescimento. A liberação destes fatores de crescimento dá início ao processo de cicatrização.
Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização.
As plantas abordadas foram a Calêndula, o Barbatimão, a Babosa e a Copaíba, bastante conhecidas como cicatrizantes e reepitelizantes teciduais, apresentadas como sugestão no tratamento de afecções dérmicas contribuindo de forma significativa para melhora e evolução das lesões.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
Para que serve: Cutisanol Pó tem na sua fórmula três substâncias que agem formando uma fina camada sobre a pele, evitando ou diminuindo a formação de processos irritativos.
O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.
A escolha entre Nebacetin e Rifocina pode depender da preferência do médico, da condição específica do paciente e da natureza da ferida. O Nebacetin é uma pomada e geralmente é aplicado diretamente na ferida, enquanto o Rifocina, na forma de spray, pode ser mais fácil de aplicar em áreas maiores ou de difícil acesso.
Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo: Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja. Consumi-las uma vez ao dia já contribui significativamente para a sua recuperação. Por meio da vitamina C, é possível aumentar sua imunidade e com isso, o seu corpo aumenta a agilidade para cicatrizar ferimentos.
Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.
Óleo de melaleuca - é antisséptico, antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório e germicida, ideal para desinfectar feridas; Óleo de copaíba - ajuda na cicatrização da pele; Ácido oléico - substância hidratante; Ácido linoleico - fortalece a barreira natural da pele.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são frequentemente a primeira linha de tratamento para aliviar a dor e a inflamação em feridas.
O que fazer para acelerar o processo de cicatrização?
Vários nutrientes são necessários para que haja cicatrização. Entre os mais importantes estão as proteínas, que você vai encontrar na carne, na soja e em vegetais; vitaminas A e C, que você encontra nas frutas cítricas; e zinco, presente no feijão e nas nozes, por exemplo.
Áreas bem vascularizadas têm tendência a cicatrizar com mais rapidez. Isso porque a migração celular e outros processos da cicatrização ocorrem com mais facilidade. Vamos pensar no exemplo de úlceras vasculares. Na maioria dos casos, esse tipo de ferida surge em pacientes com problemas na circulação sanguínea.
As plantas abordadas foram a Calêndula, o Barbatimão, a Babosa e a Copaíba, bastante conhecidas como cicatrizantes e reepitelizantes teciduais, apresentadas como sugestão no tratamento de afecções dérmicas contribuindo de forma significativa para melhora e evolução das lesões.
Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.
Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido. O pesquisador conseguiu demonstrar tudo isso em testes de laboratório.