O que uma pessoa com gastrite pode comer no almoço?
De acordo com as profissionais, há uma lista de alimentos que podem e devem ser ingeridos. Sendo eles, basicamente, alimentos cozidos, de fácil digestão e naturais, como frutas não ácidas, carnes magras, vegetais e legumes.
Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia.
3- Batata: também ajuda a aplacar o processo inflamatório. 4- Pão integral: ajuda a controlar os níveis de ácido clorídrico, que contribui para desencadear a queimação no estômago.
CAFÉ DA MANHÃ para GASTRITE | Nutricionista Bruno Motta
O que melhora a gastrite na hora?
Experimente beber um pouco de água, fria a gelada. A temperatura mais baixa ajuda a frear os processos inflamatórios, por isso, você poderá sentir uma melhora do sintoma da gastrite. Também é válido ingerir algum outro líquido, como água de coco ou suco de frutas natural.
Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.
De acordo com Paula Hertel, temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. "Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras", explica.
Durante a dor de estômago é recomendado preferir alimentos de fácil digestão, como legumes cozidos, frutas cozidas e sopas. Além disso, alguns remédios caseiros, como suco de batata crua, chá de camomila e de boldo também são boas opções naturais, porque têm ação calmante que ajuda a aliviar a dor de estômago.
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
Qual é o melhor café da manhã para quem tem gastrite e refluxo?
Frango, atum, salmão e carnes magras são as melhores escolhas para compor as proteínas da dieta para combater o refluxo. Iogurte e kefir (um tipo de leite fermentado com muitos benefícios para a saúde) são excelentes para equilibrar as bactérias saudáveis do estômago, ajudando na digestão dos alimentos.
Consumir chá: Adotar o consumo de chá regularmente é uma ótima alternativa, pois, muitos possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ajudar a reduzir o inchaço. Alguns mais indicados são de gengibre, hortelã-pimenta ou também de camomila.
Evite frituras, prefira os alimentos cozidos, assados e grelhados; O álcool é um potente irritante da mucosa gástrica que deve ser evitado; Respeite sua tolerância aos alimentos; Procure não ingerir líquidos durante as refeições, de preferência ½ hora antes ou depois.
Algumas verduras e legumes, como o tomate, o alho e a cebola, podem piorar a acidez, mas foi demonstrado que algumas outras, como brócolis, pepino e espinafre, até neutralizam diretamente a acidez2,5_7. Também foi sugerido que o mamão ou o suco de mamão ajudam a reduzir os sintomas de acidez.
O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.
Como por exemplo: ovo com torrada, omelete de legumes, macarrão, sopa de legumes, canjica, purê de legumes, mandioca, arroz, batata ou polenta; • Evite o consumo de bebidas gaseificadas durante a refeição; • Chupar gelo pode aliviar a sensação de enjoo; • Use poucos temperos, evite alimentos com cheiro forte e muito ...
– Leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com moderação. – Suco industrializado, suco de frutas cítricas, chá (mate, preto e verde), bebidas alcoólicas e gaseificadas. – Suco natural (frutas não ácidas), chá de ervas (principalmente espinheira santa), chá de frutas e água.
O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.