A pesquisa qualitativa é aquela que não se pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário, por exemplo. É uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamentos, ideias, pontos de vista, entre outros.
Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).
A análise qualitativa permite uma compreensão mais profunda dos significados e percepções das pessoas através de seus discursos falados ou escritos. Por isso, pode ser de grande importância para analisar sentimentos que não ficam evidentes nos números.
Pode ser tanto em um ambiente físico como também online (redes sociais, fóruns, etc.). Neste último caso, pode ser usada para analisar as diferenças entre vida real e vida online, como também para analisar as interações sociais dentro de um grupo.
Perguntas desse tipo são conhecidas como perguntas “fechadas” ou “quantitativas”. Elas são chamadas de “fechadas”, porque a pessoa que responde está restrita a algumas opções de resposta predeterminadas. Elas também são chamadas de “quantitativas”, porque as opções de resposta podem ser convertidas em números.
TCC: pesquisa Qualitativa ou Quantitativa | Metodologia TCC Sem Drama
O que significa uma pesquisa qualitativa?
A pesquisa qualitativa é aquela que não se pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário, por exemplo. É uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamentos, ideias, pontos de vista, entre outros.
Pesquisas com perguntas fechadas; Contagem de registros com um objetivo definido; Avaliação de contagem de determinadas colunas de um banco de dados (como quantidade de funcionários, clientes, vendas totais, quantidade de produtos e etc).
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de pesquisa menos estruturada usada para obter informações aprofundadas sobre a motivação e o raciocínio das pessoas. O objetivo final é desenvolver um entendimento profundo de um assunto, questão ou problema da perspectiva de um indivíduo.
A coleta de dados nos métodos qualitativos pode ser feita por meio de entrevistas, questionários, observação, anotações, busca em documentos, entre outros.
A pesquisa qualitativa permite examinar, por exemplo, o comportamento dos consumidores em relação a um determinado produto. Poucas pessoas podem ser entrevistadas, mas essas entrevistas tendem a ser mais longas e o pesquisador faz mais perguntas abertas (ou seja, aquelas que não possuem opção de múltipla escolha).
Já a avaliação qualitativa é feita com base em observação e também no diálogo entre os funcionários que costumam atuar com aquele agente de risco, pois o seu intuito é descobrir a qualidade da exposição que esses funcionários estão passando.
A análise qualitativa de dados pode ser conduzida usando uma ampla gama de métodos, estruturas teóricas e análises conceituais. Algumas abordagens comumente usadas incluem: análise de conteúdo qualitativa, Teoria Fundamentada nos Dados e análise de discurso.
Um dado qualitativo é aquele que se refere à qualificação ou a qualidade de determinada coisa ou situação. Na prática, é uma informação que representa uma característica em que podemos compreender melhor quando é expressa por meio de palavras, em vez de números.
A análise qualitativa de pesquisa é uma abordagem que se concentra nas variáveis qualitativas de um estudo. Sendo assim, métodos quantitativos lidam com números e estatísticas, enquanto a análise qualitativa busca compreender os motivos por trás dos comportamentos observados.
Quais são as características da pesquisa qualitativa?
As características gerais da pesquisa qualitativa são: foco na interpretação e não na quantificação; ênfase na subjetividade; o processo de pesquisa é flexível; maior interesse pelo processo do que pelos resultados; o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e também é influenciado por ela; é um ...
1 – Quando optar por uma pesquisa qualitativa? A pesquisa qualitativa é a melhor opção quando o objetivo é explorar um cenário ou o comportamento do consumidor, empregando métodos de coleta de dados não estruturados (ou seja, as perguntas são pré-definidas mas o fluxo é livre, como um “bate-papo”).
A abordagem qualitativa possui como uma das principais características a objetivação do fenômeno a ser pesquisado, por meio da compreensão da percepção subjetiva do sujeito, que será descrita e explicada a partir da relação estabelecida entre o sujeito e o contexto no qual o fenômeno insere-se (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009 ...
Como dito antes, a pesquisa qualitativa permite ter uma visão mais ampla de um cenário. Ou seja, só com perguntas feitas com profundidade é possível chegar mais próximo do que o cliente (no caso o público pesquisado) pensa.
De forma objetiva, a pesquisa qualitativa busca produzir informações aprofundadas e ilustrativas. Independente do tamanho da amostra, seja ela pequena ou grande, o que importa é que seja capaz de produzir novas informações.
As perguntas para pesquisa qualitativa poderiam ser, por exemplo: “Qual é o nível de analfabetismo na sua cidade?” A partir disso, você pode criar questões sub-relacionadas: “Como o analfabetismo impede o progresso do seu estado?” Ou “Como descreveria melhor o que você pensa sobre o analfabetismo?
Os métodos de pesquisa qualitativa normalmente envolvem observação direta, como entrevistas ou grupos focais. Esse tipo de pesquisa de mercado é normalmente realizado em cenários naturais, ou seja, a equipe de pesquisa estuda os objetos como são, sem experimentos e grupos de controle.
Os resultados de pesquisas qualitativas se destinam a explicar somente o fenômeno ou o contexto em que a pesquisa foi aplicada, não sendo capaz de generalizar estatisticamente os resultados para uma população ou para outros contextos diferentes.
Isso quer dizer que se trata de uma pesquisa que é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados estatisticamente. Alguns desses dados são a observação e análise de sentimentos, bem como as diversas formas de percepções, intenções, comportamentos, assim como outros itens de natureza subjetiva.