O que é cuff? Também chamado de balonete ou balão, o cuff dos dispositivos ventilatórios invasivos tem a função de vedar as vias aéreas e evitar o escape de ar, como também para impedir a passagem de líquidos e secreções para os pulmões.
O cuff é usado para reduzir vazamentos de ar ao redor do tubo, o risco de aspiração (ida de alimentos, saliva ou conteúdo estomacal para as vias aéreas ou pulmões), a necessidade de trocar o tubo, ou a saída do tubo (extubação acidental).
Verificar o nível de pressão do cuff, que é um balonete inflável, encontrado nas extremidades distais das cânulas endotraqueais; Promover a vedação da via aérea a nível traqueal, impedindo o escape aéreo e possibilitando a pressurização pulmonar durante a ventilação mecânica (VM);
O ear cuff é um acessório cheio de personalidade e muito estilo. Significando literalmente “algema de orelha”, ele se destaca de outros tipos de brincos pelo design moderno e ousado. Existe um ear cuff perfeito para cada visual, seja ele elegante, clássico ou arrojado.
Brinco de argola é aquele modelo de brinco que nunca sai de moda. A CUFF tem opções de argolas com vários tamanhos e texturas para você usar e combinar de diferentes formas.
A mensuração do cuff deve ocorrer através do dispositivo chamado de cuffômetro (Anexo 1), sendo realizada diariamente durante o atendimento da fisioterapia e/ou sempre que, durante avaliação da equipe, surgir a suspeita de desconformidade com a pressão ideal do mesmo.
Considerando-se o exposto, conclui-se que a realização do procedimento de mensuração e regularização da pressão do balonete (cuff) em pacientes intubados ou portadores de traqueostomia é de competência do Enfermeiro e pode ser delegada ao Técnico de Enfermagem mediante sua supervisão.
A pressão do cuff é transmitida de forma direta para mucosa. Para evitar lesões na mucosa da traquéia é necessário observar o grau de pressão transmitido para a parede da traquéia. A pressão de perfusão sanguínea situa-se entre 25-35 mmHg ou entre 20-30 quando realizada a medida em cmH2O.
Para que o cuff seja insuflado, necessita-se conectar uma seringa ou melhor, um cufômetro, no manômetro (ou válvula unidirecional) contido no interior do balonete.
Seringas de 10 e 20mL foram utilizadas para insuflar o cuff da cânula. O cuff foi insuflado lenta e progressivamente até que o êmbolo da seringa se deslocasse em direção contrária da aplicação.
Observar se o balonete do cuff não está furado; Verificar se há vazamento de ar pela boca ou nariz do paciente; Avaliar a pressão do cuff no mínimo 3x/dia (uma em cada turno) e logo após a intubação do paciente.
Desinsuflar o cuff: conduzir o paciente a uma melhor qualidade de vida. Por isso nós precisamos a todo momento levar isso em consideração, porque a falta de avaliação e de uma intervenção pontual leva o paciente a literalmente permanecer com o traqueóstomo de enfeite!
O aparelho de medição da pressão do cuff é utilizado para ventilação, bem como para regulação e controle da pressão num tubo de traqueostomia/tubo traqueal com cuff.
A intubação traqueal (Ventilação Mecânica Invasiva ou VMI) consiste na introdução de um tubo na luz da traqueia garantido assim a chegada de ar para as vias aéreas; este tubo possui em sua extremidade distal um balonete (ou cuff), que assegura a vedação traqueal.
Insuflar cuff com seringa de 6 a 10 ml de ar (20mmHg); Acoplar ambu e insuflar, auscultando epigástrio, pulmão esquerdo e pulmão direito, respectivamente.
Considera-se desmame da traqueostomia o momento quando se inicia o desinsuflar do cuff, até a retirada da cânula e realização do curativo oclusivo do estoma16,21. A decisão de quando iniciar o desmame da traqueostomia é um trabalho da equipe, e os fatores preditores de insucesso devem estar ausentes.
Basicamente, sua função é levar o ar até os pulmões no processo de respiração. Quando a traqueostomia é utilizada, o médico faz uma incisão externa na traqueia e insere uma cânula para que o ar possa entrar por ali. A cânula utilizada no procedimento pode ser metálica ou plástica.
O que fazer para diminuir a secreção da traqueostomia?
Caso o cuidador não possua o aspirador de secreções, o paciente deve inalar ou receber 2 ml de soro fisiológico no interior da cânula externa. Esse produto ajuda a expelir a secreção por meio da tosse e, consequentemente, contribui para a limpeza da cânula.
A traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico que consiste em um pequeno orifício artificial feito na garganta, onde ocorre a abertura da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Essa intervenção, geralmente, é feita quando existe algum tipo de bloqueio no caminho do ar.
O ear cuff é uma peça que se prende ao lóbulo superior da orelha, sem necessidade de furo. Regulável, pode ser usado sozinho ou como complemento de brincos.
Uma coisa é certa: os dois modelos de brincos de ouro são super modernos, cheios de estilo, com design único, tirando o look do usual. A diferença entre ear cuff e ear hook está exatamente no shape: um sobe a cartilagem da orelha, o outro parece um gancho, que encaixa no lóbulo.