O atual ocupante do cargo é Girma Wolde Giorgis, que substituiu Negaso Gidada, em outubro de 2001. O Chefe do Governo e mandatário de fato, igualmente designado pelo Parlamento, é o Primeiro-Ministro, Mélès Zenawi, no poder desde agosto de 1995.
A Etiópia possui um índice de desenvolvimento humano considerado baixo. A população do país enfrenta problemáticas relacionadas à falta de água e de alimentos, assim como conflitos políticos internos. Ademais, a desigualdade de acesso à saúde, educação e renda é uma marca da sociedade etíope.
A Etiópia nunca foi colonizada, exceto durante uma breve ocupação italiana entre 1936 e 1941. Isto deixou muitas tradições intocadas. A Etiópia está nesse momento entrando no ano de 2016. O seu calendário atual é baseado no calendário copta, que por sua vez se refere ao antigo calendário egípcio.
Longos períodos de seca, o esgotamento do solo, as erosões constantes e a desigualdade social fazem da Etiópia um dos países mais pobres e com problemas de abastecimento de comida no mundo. A economia da região é classificada como atrasada e baseada em técnicas rudimentares.
O SENHOR Deus diz: — Povo de Israel, eu amo o povo da Etiópia tanto quanto amo vocês. Assim como eu trouxe vocês do Egito, eu também trouxe os filisteus da ilha de Creta e os arameus da terra de Quir.
Governo da Etiópia e rebeldes concordam em cessar-fogo em conflito sangrento
Quem comanda a Etiópia?
O atual ocupante do cargo é Girma Wolde Giorgis, que substituiu Negaso Gidada, em outubro de 2001. O Chefe do Governo e mandatário de fato, igualmente designado pelo Parlamento, é o Primeiro-Ministro, Mélès Zenawi, no poder desde agosto de 1995.
Cerca de 43% da população é cristã dividida em católicos que são 0.8%, protestantes que são 19% e ortodoxos que é 43%. A outra religião predominante é o Islã com 34,6%. A Igreja Ortodoxa da Etiópia, que é o maior grupo religioso, é sobretudo predominante nas regiões de Tigray e Amhara, e em algumas partes de Oromia.
Esse foi o nome do último imperador da Etiópia, nascido em 23 de julho de 1892, mas ele adotou o nome real de Haile Selassie ao ser coroado. Para os rastafáris, ele é Deus (Jah) encarnado, o messias redentor.
Um ponto de conflito era o sistema do federalismo étnico que fundamentava o estado etíope, PP de Ahmed considerava esse federalismo a causa de tensões e fragmentação no país, ao qual buscou contrapor um novo projeto de uma Grande Etiópia. Nesse contexto, a tensão entre Adis Ababa e Mekele já era marcante.
Isso porque o calendário do país africano está cerca de sete anos atrasado em relação ao calendário gregoriano, tradicionalmente adotado no ocidente. O motivo desse 'atraso' é porque a Etiópia calcula o ano de nascimento de Jesus Cristo de maneira diferente.
Já no século XX, Mussolini sustentava a ideia de que era necessário recuperar a honra e o orgulho italianos, e viu na conquista da Etiópia uma forma de fazê-lo. Ordenou a conquista do território africano com tropas que somavam mais de 200.000 homens e autorizou o uso de armas químicas.
Na África Oriental, Ras Tafari ("chefe" Tafari) tornou-se Haile Selassie. A quase 13.000 quilômetros de distância, Haile Selassie tornou-se deus (ou Jah) encarnado - o messias redentor - e a Etiópia, a terra prometida.
Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley. Cerca de 100 mil pessoas celebraram com grande entusiasmo quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em abril de 1966.
Para além da língua, a Etiópia caracteriza-se por uma grande diversidade religiosa numa sociedade profundamente religiosa. Cerca de 60% da população de mais de 110 milhões de habitantes é cristã e 35% é muçulmana.
O Banco Mundial lista os principais países produtores a cada ano, com base no valor total da produção. Pela lista de 2019, a Etiópia tinha a 87ª indústria mais valiosa do mundo (US $ 5,3 bilhões).
Havia um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro. Ele tinha vindo adorar em Jerusalém e estava regressando ao seu país. E, assentado na sua carruagem, vinha lendo o profeta Isaías.
Ao contrário da maioria dos países do continente, nunca foi colonizada, mas foi ocupada pela Itália fascista de 1936 até 1941, quando os aliados venceram as tropas de Mussolini. Junto com a Eritreia e a Somália Italiana, a Etiópia formava, no período de ocupação, a chamada África Oriental Latina.
A Etiópia também foi conhecida por ser considerada a terra dos cuxitas. O nome foi originalmente derivado do hebreu, para referir-se às nações da costa leste do Mar Vermelho. No entanto, a Bíblia é clara ao alegar que os povos cuxitas são atualmente etíopes.
A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião da cidade de Aksum, no norte da Etiópia, onde um único sacerdote pode vê-la. A narrativa dessa tradição etíope encontra-se no Kebra Negast, o Livro da Glória dos Reis da Etiópia.
O texto transcrito é o marco que assinala o início da caminhada do Cristianismo para África, através do funcionário da rainha da Etiópia, convertido pelo apóstolo Filipe, por volta do ano 36 (o ano 62 é o da fundação da primeira igreja cristã em África).
Consagrado em Alexandria como primeiro bispo de Axum, influenciou o referido rei para adotar oficialmente o Cristianismo, o que veio a acontecer em 333 D.C. A igreja da Etiópia tornou-se monofisita, por influência de Alexandria, e foi chefiada por monges coptas vindos daquela cidade egípcia até meados do século XX.
Ez 29, 10), de etíopes, o que significa “caras queimadas” [...] Na época greco-romana, a alcunha etíope (“cara queimada”) se tornou designação genérica dos habitantes desde o sul do Egito, passando por toda a África até os países em torno do Oceano Índico e à India.
A Etiópia é conhecida como o país mais antigo do continente africano. Não somente isso, mas foi nesse país que foi feita a descoberta do fóssil mais antigo de um ancestral humano, que ficou batizado como Lucy. Ela teria vivido há mais de três milhões de anos, e seus remanescentes estavam no Vale do Rifte.