A coloração é menos agressiva que as luzes, já que a potência de descoloração do fio da coloração é mais fraca do que a do pó descolorante usado no procedimento das luzes. As luzes estragam mais o cabelo do que a coloração, devido ao fato da potência do pó descolorante usado nas luzes ser maior do que na coloração.
O que agride mais o cabelo, tintura ou descoloração?
Todo procedimento químico é agressivo ao cabelo, mas entre esses dois procedimentos, a descoloração é mais prejudicial aos fios. A profunda penetração nos fios, modifica sua estrutura interna, causando mais danos a eles.
Pesando os prós e os contras de colorir as madeixas ou criar mechas para mudar o visual, a primeira opção leva vantagem em relação a ser menos prejudicial à saúde dos cabelos.
Assim, comparar os dois produtos com o que você tem em mente para os seus cabelos é a melhor forma de acertar na escolha. Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade.
Conforme explicado pelo hairstylist Rafael Bertolucci, as luzes são mais indicadas para quem tem um baixo percentual de fios brancos, enquanto pintar o cabelo é ideal para quem tem muitos fios brancos. Porém nada impede que você avalie os prós e contras de cada técnica para escolher a melhor para você.
Qual é a tinta que menos agride o cabelo? As tintas semipermanentes ou tonalizantes, são os produtos que agridem menos o cabelo, porque são livres de amônia e, por isso, são consideradas menos invasivas. Quando é aplicado, o produto mantém a estrutura e a cor natural do fio.
As luzes estragam o cabelo? Embora as luzes sejam um procedimento capilar que desgasta menos os fios do que uma coloração ou descoloração global ou completa, não podemos nos esquecer de que ainda se trata de uma química e, portanto, pode sim danificar a fibra capilar.
Colorações permanentes são as de melhor performance para o resultado de cobertura dos brancos. Quem tem entre 50% e 80% dos fios brancos e deseja usar coloração que contém reflexos sugerimos misturar uma coloração base com o reflexo para melhor cobertura dos brancos.
Isso porque os cabelos loiros – seguidos dos ruivos e por último, dos fios escuros – são naturalmente mais finos e propensos a ressecar. Ou seja: a tolerância à tintura não tem a ver com a cor, mas com a "identidade" dos fios.
Um dos pontos fortes do loiro escuro é não ser tão agressivo para os fios quando um tom mais claro, que muitas vezes precisam ser descoloridos para alcançar o desejado.
A melhor cor para as luzes é aquela que, misturada aos fios brancos, vai se camuflar melhor e deixar um resultado mais natural. Portanto, quanto mais claras forem as mechas, mais fácil vai ser de disfarçar os fios brancos e dei deixar o visual natural.
Mechas são mais marcadas e grossas, feitas pra quem quer causar! Enquanto as luzes começam sempre fininhas, as mechas costumam ser mais grossas e foram feitas pra serem vistas - nada de efeitinho natural! O resultado final é bem mais marcante que o das luzes, perfeito pra quem quer mudar e já chegar tombando.
A coloração é menos agressiva que as luzes, já que a potência de descoloração do fio da coloração é mais fraca do que a do pó descolorante usado no procedimento das luzes. As luzes estragam mais o cabelo do que a coloração, devido ao fato da potência do pó descolorante usado nas luzes ser maior do que na coloração.
Mas por que é melhor tingir os cabelos do que fazer luzes ou descolorir? Como é possível afirmar isso com tanta certeza? A resposta é simples: a descoloração age retirando a melanina do nosso cabelo, dexando-o descolorido.
Contudo, o processo químico das luzes pode gerar consequências como ressecamento, porosidade, quebra e desbotamento da cor com o decorrer do tempo se não houver um cuidado com os cabelos no dia a dia.
O problema é que esse procedimento danifica a fibra capilar. “Quanto mais claro, mais agredido fica o cabelo, o que pode deixar os fios elásticos e até mesmo levá-los a romper (quebrar)”, explica. Na prática, isso significa que o cabelo fica sensibilizado e, portanto, mais suscetível a danos, como pontas duplas.
Para quem já apresenta coloração nas madeixas e quer incrementar os fios com luzes, a recomendação é apostar na touca. "Por causa do excesso de química, a técnica com touca é a mais indicada por facilitar o processo de remoção e reaplicação de pó descolarante.
Quantas vezes por semana devo lavar o cabelo com luzes?
A frequência ideal de lavagem varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de cabelo e couro cabeludo. No entanto, cabelos com luzes tendem a ser mais secos devido à descoloração. Por isso, o ideal é lavar de 2 a 3 vezes por semana.
A tinta sem amônia é menos agressiva aos fios, ela evita que o cabelo fique fraco e quebradiço. A coloração sem amônia é perfeita para quem tem cabelos fracos e, por ser um processo mais simples, ela é ideal para quem pretende pintar os cabelos em casa e também para quem possui cabelos quimicamente tratados.
Já a tinta de cabelo sem amônia é uma opção menos agressiva ao fio, pois promove a mesma abertura da cutícula, mas sem alterar o pH demasiadamente, promovendo a pigmentação da cor nos fios.
Conhecida por trazer mais brilho às madeixas, a L'Oréal Casting Creme Gloss é aquela tinta de cabelo que você pode apostar sem medo. Isso porque, diferente de outras opções da categoria, ela não conta com amônia, o que evita danos mais severos aos fios.