Oferendas a Exu Ele conta que Exu já comeu o mundo todo, todos os peixes, plantas, carnes, etc. Porém, Eduardo diz que, por uma questão diaspórica, a oferenda mais famosa para Exu é o padê, uma farinha macerada com dendê que pode vir acompanhada de pimenta, mel, cachaça, água.
O que deve ser oferecido a Exu varia de pessoa para pessoa. No entanto, alguns dos itens mais comuns incluem alimentos, bebidas, incenso, velas, flores e outros materiais.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
A honra de um Exu Exu não é pinga. Não é baderna e nem bagunça. Exu não é bico de garrafa na boca e, também, não é embriaguez e muito menos baixaria. Exu não dá o que não deve, mas, se necessário, tira o que não serve.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade. A Aroeira e o Picão Preto possuem propriedades purificadoras, afastando as más energias e promovendo a limpeza espiritual. O Pau Tenente e o Limão têm ação protetora, criando uma barreira contra influências negativas.
No culto de urubá, a bebida tradicional de exu é o emur, que é o vinho de palma, o vinho da palmeira do dendezeiro. Muitos acreditam que o emur. é uma bebida somente do orixá ogum, mas não. Outras divindades também gostam dessa bebida, assim como obalwaye e exu.
Exú abre caminhos. Essa entidade representa as novas estradas, oportunidades, a vida e determinação. Contudo, por ser um protetor fiel, ele auxilia no encontro da melhor trilha a ser percorrida.
Com isto em mente, peça a Exú prosperidade, proteção, caminhos abertos para emprego, amor, saúde, dinheiro... 🔱 Mas lembre-se: para receber de Exu é preciso de “merecimento”. Ele é grande executor das Leis Divinas.
Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo. É algo mais: sua força atravessa os corpos em todos os sentidos, movimentando-os.
#macumbaexpress #umbandadearuanda Macumba Express de hoje: “Oferenda para Exu” Você vai precisar de: - 7 moedas - 7 búzios africanos - 1 vela preta - 1 copo - cachaça Você vai colocar a vela e copo com a cachaça no centro e posicionar ao redor as moedas e os búzios intercalados.
Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.
Composto por Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão e Pitanga, esse banho possui propriedades energéticas que trabalham em harmonia para limpar a aura, dissipar bloqueios e atrair boas vibrações. O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade.
Pela ativação mágica através de elementos oferecidos a ele. Você pode utilizar vela amarela, vela preta, cachaça amarela e um charuto para ativar o Mistério de Exu Chama Dinheiro em sua família, no seu trabalho, na sua vida. Essa ativação mágica pode ser realizada semanalmente.
Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
Oferenda feita para agradar Exu mirim, Padê de mel para apaziguar, pimenta dedo de moça para potencializar o pedido, uva passa para trazer abundância e suspiro que é um dos doces que Exu Mirim mais gosta.
O marafo também chamado por marafa (corruptela de malafa) é uma aguardente de cunho religioso, usado principalmente na Umbanda e no Candomblé, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé. Atenção: - Imagens meramente ilustrativas.
2024 começa numa segunda-feira, dia de Exu, e veio uma enxurrada de gente me perguntar o que fazer para agradar Exu, e a resposta não é simples: cuida do seu caráter! Tenha certeza que ser uma pessoa melhor, é a melhor oferenda que você poderia ofertar ao Orixá Exu.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
Há vários Exus para diversas funções/interesses. Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual.