O que Davi estava passando quando escreveu o Salmo 91?
Quando Davi escreve o Salmo 91 ele fala sobre a proteção que encontramos em Deus quando a nossa vida está entregue a Jesus. Quando ele fala sobre o laço do passarinheiro no verso 3, se refere às circunstâncias que aprisionem nossa alma, laços que são armados para nos impedir de prosseguir.
O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.
Esse Salmo nos ensina sobre confiar na força divina em tempos de perigo e incerteza. Promete que seremos resguardados de diversas adversidades, mostrando que Deus é nosso abrigo seguro, nossa fortaleza. Ele é aquele que nos protege, nos livra dos perigos e nos ampara, mesmo diante das maiores ameaças.
O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
O que significa laço do passarinheiro no Salmo 91?
Trata-se de uma armadilha usada pelo diabo, que faz a pessoa laçada ficar presa nele. Um dos laços do passarinheiro está relacionado ao rei Davi. Certa vez, quando ele iria para uma das batalhas por Israel, alguém lhe disse: “não é bom que o senhor saia às guerras conosco, pois uma flecha poderá feri-lo.
Depois que o rapaz foi embora, Davi saiu de trás do monte de pedras, jogou-se no chão e encostou o rosto na terra três vezes. Então eles se beijaram chorando. E a tristeza de Davi era maior do que a de Jônatas. Aí Jônatas disse a Davi: — Deus esteja com você!
O que, então, significa esperar no Senhor? Nas escrituras, a palavra esperar significa ter esperança, aguardar e confiar. A esperança e a confiança no Senhor exigem fé, paciência, humildade, mansidão, longanimidade, obediência aos mandamentos e perseverança até o fim.
Neste salmo específico, encontramos uma mensagem de confiança em Deus em meio às adversidades da vida. Cristo não se sl. Cristo não se sl. Outra palavra-chave importante neste salmo é “verbo”, que destaca a ação de Deus em nossas vidas com Cristo.
O Salmista está declarando a sua confiança em Deus e ensinando os seus ouvintes a fazer o mesmo, pois vale a pena fazê-lo. 3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
A "seta que voa de dia" é uma expressão presente no Salmo 91:5 da Bíblia. Essa expressão significa literalmente uma flecha lançada por um arqueiro que corta o ar até atingir o seu alvo.
O que quer dizer mortandade que assola ao meio-dia?
Esse é o medo do salmista e pode ser o medo de todos aqueles que se sentem ameaçados em situações que não possuem controle. O segundo temor do salmista é chamado de mortandade que assola o meio dia. Ao contrário da peste, essa pode ser visível, mas é irrefreável.
A sombra, então, é para quem habita na fortaleza do Senhor. Na parte três, é explicado que não é livramento que nos é concedido, mas também, honra. O sol é para todos, mas a sombra do Onipotente é só para aquele que decide habitar no esconderijo do Altíssimo.
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá‑lo; todos estavam amargurados por causa dos seus filhos e filhas. Davi, porém, fortaleceu‑se no SENHOR, o seu Deus. Então, ele disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: ― Traga‑me o colete sacerdotal.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar!
Um broquel é uma espécie de pequeno escudo que era responsável pela proteção contra golpes do inimigo, sendo uma peça segurada por mãos, ou segurada por encaixe no antebraço. Devido a seu pequeno tamanho, era mais ágil, seu material era variado entre metais, couro, e madeira.
Remete aos deveres que temos em nossa vida, como o compromisso de sempre buscar a elevação espiritual. Na Grécia antiga havia o costume de atar as imagens dos deuses com um lacinho, para que eles permanecessem ali os protegendo.