A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Originando-se no trabalho de Max Wertheimer, o princípio orientador por trás da Gestalt é de que o todo é maior do que a soma das suas partes. Ou seja, considera-se que um conjunto de informações é mais relevante do que um trecho.
Quais os principais conceitos da teoria da Gestalt?
A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.
O QUE É GESTALT? DESCOMPLICANDO A PSICOLOGIA DA FORMA
Qual é o objetivo da Gestalt?
O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.
O vocábulo gestalt, de origem alemã, significa forma ou configuração, ou ainda "um modo particular de organização das partes individuais que entram em sua composição" (Perls, 1988, p. 19). Dessa maneira, gestalt corresponde a uma forma, uma integração de partes, uma totalidade indivisível.
O que caracteriza a teoria de aprendizagem de Gestalt?
A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.
A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que surgiu na década de 1950 e que tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem uma maior consciência de si mesmas e de suas emoções, pensamentos e comportamentos.
Primeiramente, temos a Lei do Pertencimento. Segundo Bert é a Lei de maior significado nos relacionamentos. É “O direito de pertencer”, isto é, todos os membros tem o direito de pertencer a um sistema (familiar, organizacional, institucional, etc.).
Então, essa teoria da forma, como também é conhecida, nos diz que nosso cérebro sempre irá perceber um objeto como inteiro e completo, antes de distinguir suas partes separadamente. De acordo com a Gestalt, a nossa percepção da soma dessas partes, sempre será diferente da percepção do inteiro.
A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A teoria de campo é uma das mais importantes da psicologia moderna e, em particular, da abordagem Gestáltica. Nessa perspectiva teórica, o comportamento deixa de ser entendido como resultante apenas da realidade interna do indivíduo e passa a ser considerado em função do campo existente no momento em que ele ocorre.
As principais técnicas da terapia Gestalt são a da cadeira vazia, a dramatização, a discussão dos sonhos, o diálogo e expressões não verbais. A aplicação da técnica mais adequada na sessão de psicoterapia depende de cada caso e da questão que se pretende trabalhar.
O princípio de Gestalt da similaridade explora o fato de que elementos parecidos são percebidos como parte do mesmo grupo e tendo a mesma função. Na imagem abaixo, temos um grupo de elementos, mas a variação nas cores faz com que sejam percebidos como um grupo diferente.
A Gestalt-terapia tem uma visão de homem baseada no existencialismo, que valoriza a subjetividade, a singularidade, a responsabilidade e a vivência e tem como foco principal a existência humana.
A terapia Gestalt, também conhecida como psicologia da forma, teve como seus principais desenvolvedores os psicoterapeutas Friederich Salomon Perls e Lore Perls. A abordagem, que é centrada no presente, ajuda o paciente a focar sua situação atual, em vez de recapitular os fatos do passado.
Neste artigo, vamos explorar os 7 princípios fundamentais da teoria da Gestalt – proximidade, similaridade, continuidade, fechamento, figura-fundo, pregnância e ponto focal – e entender como os designers usam esse conhecimento para criar experiências atraentes e intuitivas em seus projetos.
A terapia Gestalt tem como um dos objetivos desenvolver a consciência do presente e da realidade do momento – e por isso também é tida como a “terapia do agora”.
São um total de 8 as leis de aplicação da Gestalt: Unidade, Segregação, Unificação, Proximidade, Semelhança, Fechamento, Continuidade e Pregnância da Forma.