Platão afirmava a existência de uma verdade suprema: as ideias das formas ideais, eternas, imutáveis e incorruptíveis, das quais se origina o mundo sensível, tal como o percebemos, e que é sujeito ao devir, à corrupção e à morte. A academia foi fundada por Platão em 387 a.C..
Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
De acordo com o pensamento platônico expresso na Alegoria da Caverna, o filósofo tem a incumbência de questionar a realidade das aparências. Essa realidade aparente é representada por um mundo de sombras, de ilusões dos sentidos, daquilo que chamamos de senso comum.
Costuma-se chamar “teoria das Formas” de Platão a crença difusa nos diálogos platônicos de que para determinado conjunto de objetos tangíveis que compartilham de uma mesma qualidade, essa qualidade comum tem existência real configurando-se como uma Forma Inteligível da qual participando estes objetos recebem as ...
Platonismo e o Cristianismo não podiam absolutamente confundir-se ou combinar-se, e que de fato a fé cristã não foi realmente influenciada pelo pensamento platônico: a aceitação da linguagem e das imagens platônicas nada mais era do que um meio para remover uma dificuldade para os intelectuais.
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.
Qual é a principal diferença entre o pensamento de Aristóteles e Platão?
Principais diferenças entre Platão e Aristóteles
Platão acreditava que a essência da realidade não se encontra nas experiências do dia a dia. Já Aristóteles acreditava que o mundo cotidiano era mais autêntico em comparação com o mundo das ideias proposto por Platão.
Para Platão, um Estado governado por diferentes tipos de alma declina da aristocracia (governo dos melhores) para a timocracia (governo dos honráveis), e, então, para a oligarquia (governo de poucos), para a democracia (governo do povo) e, finalmente, para a tirania (governo de um tirano).
De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.
“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.” “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” “Tente mover o mundo — o primeiro passo será mover a si mesmo.”
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
Segundo Platão, todas as coisas possuíam uma forma pura, livre de aparências. Estas ideias das coisas, seriam universais, puras e perfeitas, representando a essência. Trata-se de um conhecimento inteligível, alcançado somente com a razão e não com os sentidos, fonte de obtenção do conhecimento sensível.
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.
O que Platão queria dizer quando falava das 3 almas?
Platão argumenta que o logistikon seria a menor parte da alma (como os governantes seriam a menor população da República), mas que, no entanto, uma alma só pode ser declarada justa se todas as três partes concordarem que o logistikon deva reger.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos, pois Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição (LEÔNCIO JUNIOR, 2012).
Em ética, Aristóteles discorda da ideia platônica que via as paixões humanas como negativas e que precisavam ser controladas pela razão. Para ele, as paixões humanas não são nem boas e nem ruins. Ruim é quando as paixões são viciosas, isto é, quando estão em excesso ou em falta.
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.
Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
Percebe-se que o platonismo contribuiu não só influenciando o imaginário popular a respeito de seres espirituais malignos, mas também fornecendo textos filosóficos que apoiaram o pensamento cristão na defesa da existência desses seres.
O platonismo como tradição divide-se em seis grandes períodos: 1) A Academia Antiga; 2) A Academia Helenística (a “Academia Média” e a “Nova Academia”); 3) O neoplatonismo antigo; 4) O platonismo medieval; 5) O Renascimento; 6) O período moderno.