Qual a força de impacto de uma colisão a 100 km/h?
😟Você sabia que em uma colisão de carro a 100 km/h, o corpo de uma pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado? De acordo com o professor de matemática Jucelino Macina o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h.
— Considerando a velocidade do caminhão (3 km em 2 min) que dá cerca de 90 km/h e a duração estimada do impacto de 0,1 segundos, a força média do impacto seria próximo de 1700.000 newtons ou o peso equivalente a uma massa de 170 toneladas.
Teste mostra impactos de colisão em passageiros sem cinto de segurança
Como fazer cálculo de impacto?
1. Grau de Impacto (GI) O Grau de Impacto é dado pela seguinte fórmula: GI = ISB + CAP + IUC, onde: ISB = Impacto sobre a Biodiversidade; CAP = Comprometimento de Área Prioritária; e IUC = Influência em Unidades de Conservação.
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
- Um soco de um boxeador peso-pesado pode atingir a cabeça do rival com um impacto equivalente a 450 quilos. Vale dizer que isso é um valor médio dentro dos estudos publicados.
De acordo com o professor de matemática Jucelino Macina o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h. Um carro popular nessa mesma velocidade roda 30 metros por segundo.
A força do impacto, também conhecida como impulso, causa a mudança de uma variável física na estrutura chamada de quantidade de movimento (p), cujo módulo é expresso pela equação abaixo, mv p = na qual, m = massa da estrutura [kg]; e v = velocidade da estrutura [m/s].
Se a velocidade fosse inferior à velocidade limite da via – 50 km/h - a probabilidade de lesão máxima seria de apenas 50 %. Para uma velocidade de colisão de 30 km/h num impacto lateral, a probabilidade de lesão grave já reduz para os 10 %.
O fator de queda precisa ser calculado antes do início de qualquer atividade em altura para assegurar a integridade física dos profissionais. A fórmula utilizada para realizar esse cálculo é a seguinte: FQ = altura da queda/comprimento do talabarte.
Como fica um corpo depois de um acidente de carro?
É natural que nos primeiros dias após um acidente não se tenha vontade de andar de carro ou de outro meio de transporte, haja sintomas de ansiedade, dificuldades de respirar, batimentos cardíacos mais acelerados, agitação, dificuldade de ter apetite ou ter o sono ou o apetite desregulados.
🙋 Em geral, o tempo de reação de uma pessoa é diretamente proporcional ao seu peso. Assim, a força de impacto potencial do soco é de 950 newtons. Assim, um ser humano não treinado, pesando 100 kg, pode aplicar cerca de 96,8734 quilogramas-força.
Um chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos.
Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
E isso depende de alguns fatores. A velocidade relativa do carro no impacto contra o obstáculo (que pode estar parado ou em movimento, em mesmo sentido ou contrário) é determinante. Segundo especialistas, se a velocidade for inferior a 34 km/h, o airbag não será acionado.
Um atropelamento no trânsito, quando o veículo está em movimento a uma velocidade de apenas 30km/h, pode provocar um dano equivalente a uma queda do segundo andar de um edifício. Em uma velocidade de 60km/h, por exemplo, o acidente corresponde a uma queda do 6º andar e o pedestre tem 98% de chance de vir a óbito.
As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica. A colisão elástica é aquela em que o coeficiente de restituição vale 1 e por isso as velocidades relativas de afastamento e aproximação são iguais.
Colisão: ocorre quando os envolvidos estão na mesma direção; Choque: acontece quando um dos objetos está parado e o outro em movimento; Abalroamento: ocorre quando ambos os objetos estão em movimentos e há um impacto pela lateral.