O que determina o art. 1787 CC?

1787 prescreve que a sucessão e a legitimação para suceder são reguladas pela lei vigente ao tempo dessa ocorrência, e qualquer modificação posterior na lei sucessória não atingirá eventual herdeiro, que antes da morte tinha uma expectativa de direito, e que com a morte, por força de uma ficção jurídica, terá direito ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que dispõe o princípio da saisine descrito no art. 1784 do CC?

1.784 do Código Civil , consubstancia o princípio da "saisine" e preconiza que "Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 1.784 do Código Civil?

Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

O que diz o artigo 178 do Código Civil?

Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa. Art. 178.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 179 do Código Civil?

179. Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de dois anos, a contar da data da conclusão do ato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

Código Civil Comentado - Art. 1787 - Tempo da Sucessão.

O que diz o artigo 1687 do Código Civil?

Art. 1.687. Estipulada a separação de bens, estes permanecerão sob a administração exclusiva de cada um dos cônjuges, que os poderá livremente alienar ou gravar de ônus real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

Como provar uma venda simulada?

Para a identificação do vício de simulação, devem ser considerados a consciência dos envolvidos na declaração do ato – sabidamente divergente de sua vontade íntima –, a intenção enganosa em relação a terceiros e o conluio entre os participantes do negócio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o artigo 180 do Código Civil?

Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o artigo 187 do Código Civil?

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que quer dizer o artigo 1.641 do Código Civil?

O Código Civil, em seu artigo 1.641, II, prevê a obrigatoriedade do regime de separação de bens para o casamento de pessoa com mais de 70 anos. Contudo, o Código não traz regulamentação para o caso de o maior de 70 anos constituir união estável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 1285 do Código Civil?

O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 876 do Código Civil?

876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquele que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dpd.ufv.br

Está regulado nos arts. 1784 a 2.027 CC?

CONCEITO E FUNDAMENTO DO DIREITO DAS SUCESSÕES

Está regulado nos arts. 1.784 a 2.027 CC. A Constituição Federal assegura o direito de herança (artigo 5º, XXX). O fundamento do direito sucessório é a propriedade, conjugada ou não com o direito de família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa saisine?

O vocábulo saisine, numa tradução vulgar, a significar “posse de bens”, vem do verbo saisir, que dentre os seus vários sentidos tem o de apo- derar-se (de um bem), que é o que mais se aproxima do que nos interessa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Qual o entendimento do STJ sobre o princípio da saisine?

Pelo princípio da saisine, previsto no art. 1.572 do CC⁄16, o domínio e a posse da herança transmitem-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários, evitando-se, com isso, que as relações jurídicas do falecido sofram solução de continuidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o artigo 944 do Código Civil?

944. A indenização mede-se pela extensão do dano. Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 1225 do Código Civil?

Art. 1.225 do CC. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

O que diz o artigo 181 do Código Civil?

Ninguém pode reclamar o que, por uma obrigação anulada, pagou a um incapaz, se não provar que reverteu em proveito dele a importância paga.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 188 do Código Civil?

Não constituem atos ilícitos: I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido; II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 183 do Código Civil?

A invalidade do instrumento não induz a do negócio jurídico sempre que este puder provar-se por outro meio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quem pode alegar simulação?

168, simplesmente se referiu a que as nulidades dos artigos precedentes, dentre as quais está inserida a simulação, podem ser alegadas por qualquer interessado, pelo Ministério Público e, com o complemento de seu parágrafo único, ser pronunciadas de ofício pelo magistrado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revista.trf5.jus.br

O que é uma prova simulada?

O que é Simulado Escolar? Os Simulados escolares ou Avaliações de Aprendizagem são uma espécie de diagnóstico, pois permitem verificar periodicamente as necessidades e as lacunas pedagógicas de cada aluno e da turma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sae.digital

O que é uma compra e venda simulada?

A simulação do negócio jurídico (artigo 167 do CC/2002) ocorre quando há uma declaração enganosa de vontade de quem praticou o negócio, de forma a fazer parecer real o acordo que tem por origem uma ilicitude, visando, no geral, fugir de obrigações ou prejudicar terceiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br