João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.
Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar?
Pessoas solteiras podem dedicar-se mais plenamente ao trabalho de Deus: “Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido”. (1Co 7.32-34).
Quem vive isolado se preocupa apenas consigo e rejeita todo bom senso. O tolo não se interessa pelo entendimento; só quer saber de expressar suas opiniões.
A Palavra de Deus diz: “Quem se isola, busca seus próprios interesses” (Pv 18,1). Neste mundo cheio de problemas, por causa de toda pressão, somos tentados ao isolamento, a nos colocarmos dentro da casca. Se você vive problemas, e a tentação o incita a desistir, a deixar tudo para trás e isolar-se, sinto muito!
O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria. O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa. Com a maldade vem também o desprezo; com a desonra vem a vergonha.
A principal vantagem de morar sozinho é a liberdade e independência que isso proporciona. Você tem o controle total sobre suas escolhas e pode organizar sua rotina de acordo com seus próprios desejos e necessidades. Não é necessário consultar ou fazer concessões para agradar outras pessoas.
Morar sozinho te garante a liberdade de fazer o que você realmente quiser e no seu tempo. Portanto, se você é uma pessoa de hábitos e manias, que gosta de tudo do seu jeito, bom, essa pode ser uma opção para você. Afinal, sempre chega um momento na vida em que precisamos fazer nossas próprias escolhas, certo?
Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo.
A terra com espinhos é um solo fértil, mas os espinhos sufocam as plantas, privando-as de luz, água e dos nutrientes necessários. A boa terra é um solo fértil com profundidade suficiente para as raízes.
A boa notícia é que é possível sim. Alguma personalidades ou temperamentos inclusive podem se adaptar melhor e viver com melhor qualidade na sua própria companhia do que na companhia de outras pessoas.
Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
1 Busca seu próprio desejo aquele que se isola, e se insurge contra toda a sabedoria. 2 Não tem prazer o tolo no entendimento, mas só em externar o que há no seu coração. 3 Vindo o ímpio, vem também o desprezo, e com a ignomínia vem a vergonha.
Dado o contexto cultural nos Estados Unidos, é surpreendente ver como Paulo fala positivamente sobre ser solteiro. Ele deseja que todas as pessoas sejam solteiras (1Co 7.6) e aconselha aos viúvos e solteiros a permanecerem como estão, se possível (1Co 7.8).
Vamos lá... Não há nas Sagradas Escrituras nenhuma recomendação para usar máscara e manter o isolamento social por causa da pandemia de coronavírus. Nem poderia haver, já que se trata de um livro com milênios de existência.
Para os solteiros, eu não tenho nenhum mandamento do Senhor; porém dou a minha opinião como uma pessoa que, pela misericórdia do Senhor, merece confiança. Por causa dos tempos difíceis em que vivemos, eu penso que é melhor para o homem ficar como está.