Quando sentir-se quebrantado em corpo ou no espírito: “Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste” (Salmos 30:2). Você está sentindo suas forças acabarem? “A minha alma se derrete de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:28).
Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”. Esse versículo mostra a preocupação de Jesus Cristo conosco, pois Ele sabia que, muitas vezes, nossa vida seria como uma roda, em que poderíamos passar dois anos bem e dois anos mal.
A graça de Deus transforma as nossas trevas, angústias e tristezas em alegria ao nos abrirmos ao Espírito Santo para que Ele faça novas todas as coisas. “E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria” (João 16, 30).
Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus.
OQUE DEUS DIZ DIZ SOBRE A TRISTEZA | UNIVERSO BÍBLICO.
Qual versículo para tristeza?
1 Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe. 17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. 18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Assim que olhar para Deus, terá um sorriso no rosto. No entanto, ele reconhece sua tristeza. O sentimento não é pecado, pecado é tornar-se preso a ele. A tristeza toma conta de nós em momentos específicos e há na Bíblia diversos exemplos sobre isso.
– Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.
João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.
“Em sua despedida dos discípulos, Jesus garante que a tristeza será substituída pela alegria. A tristeza será causada pela morte violenta pela qual Jesus vai passar. A alegria que virá com a ressurreição será completa e não poderá ser retirada dos discípulos. Sempre teremos dificuldade de entender as coisas de Deus.
Desde o Antigo Testamento, encontramos figuras bíblicas que expressaram sua angústia diante de Deus. O rei Davi, conhecido por sua sinceridade em suas orações, frequentemente clamava ao Senhor em momentos de aflição. No Salmo 25:16-17, Davi diz: “Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
No Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer". A angústia está presente, mas a alegria na palavra de Deus é maior.
A tristeza não é negativa por si só; na verdade, ela desempenha um papel crucial na regulação emocional e para processar eventos de grande relevância em nossa vida. Através da tristeza, muitas vezes somos capazes de refletir sobre nossas emoções, avaliar nossas necessidades e buscar apoio emocional.
A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.
A tristeza pode causar sintomas mais leves, como fadiga, choro e insônia. Além disso, a depressão também é capaz de causar sintomas físicos mais graves, como dores no corpo, alterações no apetite, problemas digestivos, dores de cabeça etc.
“Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Salmos, 37,24). “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21,4).
O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.