Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
“Não comam nada que seja impuro. Os animais que vocês podem comer são os seguintes: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e o gamo. Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine.
— Não comam coisa alguma abominável. São estes os animais que vocês podem comer: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, a cabra selvagem, o antílope, a ovelha selvagem e o gamo. Vocês podem comer todos os animais que têm unhas fendidas, cujo casco se divide em dois e que ruminam.
21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus.
A Bíblia reprova comer carne? - Pr. Marcos Granconato
O que Deus disse sobre comer carne?
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine.
Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
“É saudável comer carne vermelha por conta desses nutrientes e faz uma diferença no desenvolvimento neuropsicomotor do ser humano. Só que deve ser uma opção com baixo teor de gordura e elaborada de uma maneira mais saudável para obter esses benefícios”, esclarece Bernardo Oliveira.
O camelo, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês. O hírax, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês. A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; é impura para vocês. O porco, embora tenha casco fendido e partido em dois, não rumina; é impuro para vocês.
Para reduzir a vida do ser humano para 120 anos, segundo Gênesis 6:3, Deus alterou as condições de vida na Terra após o dilúvio, e a alimentação cárnea foi uma das mudanças para abreviar a vida do homem. Por que Deus mandou carne para o povo de Israel no deserto se esse alimento não é bom?
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Porém vós não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
No Novo Testamento, a carne é a manifestação humana de Cristo mas mantém a sua dissociação do espírito, incapaz de ser sagrada e tendendo sempre ao pecado. São frequentes as histórias e representações de santos a desprezarem e a mortificarem o seu corpo, como é o caso de S.
“Ela (carne) é o único alimento que tem os aminoácidos essenciais à nossa alimentação. Isso sem falar que é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, (presente nas carnes vermelhas), a D, além de nutrientes como ferro e zinco. Logo, ao substitui-las será necessário um aporte maior de vegetais”, explica.
Em Levítico 11.7, o texto sagrado diz: “Também o porco, porque tem as unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo”. De fato, esse versículo nos faz pensar que a carne de porco é imunda, mas precisamos entender o contexto em que ela está inserida.
Descrito como o próprio Cordeiro de Deus, Jesus teria comido cordeiro, pois era uma escolha popular de carne em Seu tempo. Às vezes, servido em um ensopado com outros vegetais, o cordeiro é uma carne vermelha mais saudável, muito rica em vitaminas e minerais.
Comer a “carne” e beber o “sangue” de Jesus é acreditar que sua vida humana, como ele a viveu. É uma resposta adequada à nossa busca e a toda busca do coração humano. Não poderia haver linguagem mais adequada do que a o banquete, do comer e beber, para expressar a assunção, em nós da própria vida de Jesus.
Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado. O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto.
O que a Igreja ensina sobre a abstinência de carne? Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave.