Quais são as pessoas que não podem tomar Benzetacil?
Quem não deve usar a Benzetacil? As pessoas alérgicas a todos os tipos de penicilina não devem tomar a Benzetacil. O medicamento deve ser utilizado com cautela em grávidas e lactantes, e em indivíduos com história de alergias intensas e asma.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com hipersensibilidade às penicilinas. Categoria B de risco na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Benzetacil são dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, candidíase oral e na região genital.
Interações medicamentosas. Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR. Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: Tatraciclina.
Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.
Será que ainda Vale a Pena Tomar Benzetacil?? Otorrino Responde
O que a Benzetacil faz no corpo?
Para que serve o Benzetacil e para que é indicado? Benzetacil ® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de complicações causadas por microrganismos afetados à penicilina G: Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
A azitromicina, em dose única de 2,0 g oral, foi equivalente à benzetacil para o tratamento da sífilis precoce em pessoas sem infecção por HIV. Uma única dose oral de azitromicina pode ser uma alternativa viável à benzetacil para tratar a bouba em pacientes pediátricos.
Sendo assim, sua combinação com qualquer outra solução injetável deve ser evitada. Por isso, o uso de benzetacil diluído com ampola de diclofenaco não é recomendado (1).
Detentora oficial da marca, a farmacêutica Eurofarma informou a suspensão temporária da produção do medicamento por conta de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.
Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.
Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”. É também seguro para uso em gestantes e usado como principal tratamento de sífilis congênita.
O Benzetacil é denso e viscoso. Por isso, deve ser liberado lentamente no músculo, o que é feito por meio de uma injeção. A dor ocorre porque, na aplicação, a injeção rompe a fibra muscular.
A Benzetacil demora em torno de 30 minutos para começar a fazer efeito. Este antibiótico é rapidamente absorvido pelo organismo após a aplicação intramuscular e algumas pessoas podem notar sinais de melhora já nas primeiras 24 horas.
O sono não é um efeito colateral habitual do benzetacil, por isso é possível que esse sintoma tenha outra causa. Fique atento se sugem outros sintomas e, se a sonolência for intensa ou persistir, consulte um clínico geral para fazer uma avaliação mais detalhada.
O motivo é que poucos laboratórios no mundo produzem a droga e o fazem em pequena quantidade, por conta do medicamento não ter patente e, por isso, gerar pouco lucro.
A benzilpenicilina benzatina está contraindicada para pacientes com alergia às penicilinas. Reações de hipersensibilidade sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes sob tratamento com penicilinas.
A Benzetacil normalmente dói porque o medicamento é aplicado no músculo e apresenta uma consistência viscosa, sendo absorvido lentamente pelo organismo.
Isso porque se a infecção de garganta for tratada corretamente, a doença não existirá – isso é o que chamamos de profilaxia primária. A melhor forma de tratar essa infecção é com uma injeção de penicilina benzatina (o popular Benzetacil), que com apenas uma dose é capaz de tratar da infecção de forma completa.
Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.
REAÇÕES COMO ANEMIA HEMOLÍTICA 13, LEUCOPENIA 14, TROMBOCITOPENIA 15, NEUROPATIA 16 E NEFROPATIA 17 SÃO INFREQÜENTES E ESTÃO ASSOCIADAS COM ALTAS DOSES DE PENICILINA POR VIA PARENTERAL. COMO COM OUTROS TRATAMENTOS PARA SÍFILIS 18, CASOS DE OCORRÊNCIA DE REAÇÃO DE JARISCH-HERXHEIMER FORAM RELATADOS.
Alguns antibióticos, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina, podem ser indicados para auxiliar no tratamento da garganta inflamada, ajudando a aliviar sintomas, como ardência e queimação na garganta, febre, dor de cabeça, dor ou dificuldade para engolir.