Deus perdoou o pecado de Davi, mas não suspendeu suas consequências. Davi pagou quadruplicadamente o que fez com Urias. O filho que nasceu de Bate-Seba morreu.
Por causa do adultério e do assassinato, segundo a lei de Moisés, Davi deveria ser morto. A misericórdia de Deus, todavia, o livra desse castigo. Não anula, entretanto, a sua justiça e as consequências do pecado.
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Mais uma vez, houve guerra entre os filisteus e Israel. Quando Davi e seus soldados estavam no meio de uma batalha, Davi perdeu as forças e ficou exausto. Isbibenobe era descendente de gigantes, e a ponta de sua lança de bronze pesava cerca de 3,5 quilos.
Ambos pecaram. A diferença entre Saul e Davi era suas reações quando confrontados com seus pecados. Devido a exigência do povo, o Senhor selecionou um rei para Israel (1 Samuel 8).
LAMARTINE se EMOCIONA ao FALAR da RELAÇÃO de DEUS com REI DAVI
Quais foram os cinco pecados de Davi?
Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.
Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.
O registro declara que o Senhor ficou descontente com ele por fazer isso. Aparentemente Davi estava contando o povo para ver seu sucesso como rei. O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel.
Uma nova rebelião entre as tribos de Israel foi rapidamente derrotada por Joabe, que liderava o exército de Davi. Israel sofreu com um período de fome que durou três anos. De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.
Ele deu vida à criança, mesmo que fosse uma vida tão curta. E então, dentro de poucas semanas, talvez dentro de alguns dias, e exercendo seus direitos como Criador, tirou a vida que havia lhe dado. É que Ele é Deus!
Davi então tentou por duas vezes, sem sucesso, fazer com que Urias fosse para casa e tivesse relações com Bate-Seba para que quando a criança nascesse, parecesse ser de Urias. Como estas duas tentativas falharam, Davi parte para o seu próximo plano maligno.
Davi ficou bravo, e demandou o castigo duro do ladrão. Falou que este homem teria que pagar quatro vezes o valor da ovelha, e que seria morto pelo crime. Natã disse a Davi: “Tu és o homem.” Ele o acusou de pecados contra Deus, contra Urias, e contra Bate-Seba. Davi confessou o pecado, e Deus lhe poupou a vida.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Deus condenou Davi por seu pecado e Davi confessou ao Senhor (2 Samuel 24:10) que ele havia pecado e pediu para ser perdoado. De manhã, o profeta Gade deu a Davi três castigos para escolher por causa do seu pecado: 1) sete anos de fome, 2) ser perseguido por seus inimigos; 3) três dias de pestilência.
Davi olhou e viu o anjo no ar, segurando a sua espada, pronto para destruir Jerusalém. Então Davi e os líderes do povo, todos eles vestindo roupas feitas de pano grosseiro, ajoelharam-se e encostaram o rosto no chão.
Deus perdoou o pecado de Davi, mas não suspendeu suas consequências. Davi pagou quadruplicadamente o que fez com Urias. O filho que nasceu de Bate-Seba morreu. Amnom foi assassinado por ordem de Absalão.
Deus perdoou o pecado de Davi, mas não suspendeu suas consequências. Davi pagou quadruplicadamente o que fez com Urias. O filho que nasceu de Bate-Seba morreu. Amnom foi assassinado por ordem de Absalão.
É por causa dessa misericórdia que Deus jurou que o trono de Davi seria firmado para sempre, segundo a grandeza da fidelidade de Deus. “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.” (1 Samuel 12:13).
“Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas.