O que deve ser feito após a poda de galhos grossos?
Após a manutenção, a parte da planta que teve o corte deve ser estimulada a cicatrizar o mais rápido possível. Como fazer isso? Naturalmente as plantas conseguem se regenerar e cicatrizar a área de corte, porém podem ser usados produtos cicatrizantes e pastas com esta finalidade, principalmente em galhos mais grossos.
> IMPORTANTE: Sempre passar pasta bordalesa ou tinta látex após a poda para evitar doenças e pragas; > Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.
Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.
O que sobra desta poda (restos de galhos, folhas ou flores) pode ser reaproveitado para enriquecer o solo ao redor de árvores e plantas, oferecendo matéria orgânica para que a vida se mantenha equilibrada, garantindo a biodiversidade e os nutrientes necessários para as raízes.
Os resíduos de poda, encarados, muitas vezes, como problemas devido ao grande volume gerado e ao custo para sua destinação em aterros sanitários, podem ser empregados na produção de composto orgânico através da técnica conhecida como compostagem.
Faça a compostagem de galhos ou pedaços de árvore para que o material orgânico se reaproveite positivamente para o meio ambiente (saiba mais na matéria “O que é compostagem e como fazer“). Se você não tiver essa opção, contate a prefeitura, marcenarias ou locais que aproveitem essa material como lenha.
Para galhos mais grossos, com diâmetro acima de 10 centímetros, o ideal é fazer o pré-corte para encurtar o galho a uma distância de aproximadamente 20 centímetros antes do local de corte final. Para isso, faça primeiro um corte de compensação e, em seguida, um corte de ruptura.
Para finalizar o processo, fertilize o solo, repondo nutrientes escassos e irrigue a planta de acordo com a necessidade de cada espécie. É comum acumular poeira e terra nas folhagens maiores.
Para descartar as podas, você precisa levá-las a um dos mais de 100 EcoPontos oferecidos pela Prefeitura na capital. Nesses espaços, os cidadãos podem descartar os resíduos gratuitamente em caçambas separadas para cada tipo de material.
Quais os principais erros cometidos na prática da poda?
Um dos principais erros cometidos pelas pessoas é podar na hora errada. Sim, existe a hora certa pra podar cada tipo de planta. E entender esse timing faz toda a diferença para que a técnica seja realizada de forma positiva.
Para decidir quando podar, o principal fator a ser observado ainda são as gemas; o momento recomendado é antes de elas se abrirem, quando ainda estão inchadas, o que geralmente acontece durante a segunda metade do inverno. A gema 'inchada', ou como se costuma dizer, antes de estourar, indica o momento de fazer a poda.
A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.
A adição de cal, que dá a tonalidade branca aos troncos, é usada para combater a proliferação de fungos. O óxido de cálcio é uma substância alcalina e corrói a parte externa da árvore. O problema é que, junto com os fungos, ele mata microorganismos essenciais para a planta, como os liquens.
A melhor maneira de ajudar a árvore a curar as suas feridas consiste em colocar betume na ferida. Se forem deixados ao ar, os tecidos não têm protecção e são vulneráveis às infecções. Utilize betume em pasta, a espalhar com uma espátula. É menos prático que o betume em spray mas é mais eficaz.
Para fazer um creme cicatrizante, compre em uma farmácia um potinho de vaselina em pasta (não da líquida) e misture nele um saquinho de canela em pó e algumas gotas de óleo de neem.
Sabia que, depois da poda, o cicatrizante faz toda a diferença na recuperação da planta? 🌱 Você pode usar tanto os caseiros, como pó de canela ou extrato de própolis, quanto sulfato de cobre diluído em água.
Corte os ramos mais ou menos até à altura da cabeça, sem descurar as proporções da árvore. Se a proporção entre o tronco e o volume da copa não parecer harmoniosa, também deve desbastar uma parte da copa.
A população deve descartar esses sedimentos nos cinco Ecopontos distribuídos pela cidade, que são preparados para receber entulhos, galhos e poda de árvores, além de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos. O limite é que cada usuário descarte até 1 m³ por dia.
Qual a melhor maneira de podar uma árvore para não crescer muito?
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Entende-se por poda excessiva ou drástica: I. o corte de mais de 70% (setenta por cento) do total da massa verde da copa; II. o corte da parte superior da copa, eliminando a gema apical; III. o corte de somente um lado da copa, ocasionando deficiência no desenvolvimento estrutural da árvore.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.
Você não a pode cortar nem podar sem autorização da prefeitura. Se o fizer, poderá responder por crime ambiental. Isso não vale apenas para as árvores, mas para qualquer planta ornamental em calçadas, jardins, parques, ruas, avenidas etc., ou em propriedade privada alheia.