Em geral, os efeitos colaterais da sertralina costumam ser percebidos mais no início do tratamento. A tendência é que eles gradativamente sumam à medida em que o organismo se acostuma com a medicação, mas, esses sintomas podem persistir.
Quando começam os efeitos colaterais da sertralina?
Os efeitos da sertralina sobre a depressão podem surgir até 7 dias depois que você começou a tomar o medicamento, mas podem ser necessárias algumas semanas.
O que vou sentir nos primeiros dias tomando sertralina?
Principais efeitos colaterais da sertralina
Tontura por causa da redução de sódio no sangue, enjoo, dores de cabeça, falta de apetite, sonolência, aumento do suor, disfunções sexuais e diarreia são as reações adversas mais comuns.
Quanto tempo leva para o corpo se acostumar com a sertralina?
A atuação do remédio não é instantânea, ela começa agir dentro de sete dias. Esse é o tempo necessário para o paciente apresentar uma melhora no quadro clínico, dependendo das características e tipos de sintomas que está sendo tratado.
Sertralina: pra que serve, efeitos colaterais, vantagens e desvantagens
Como eliminar os efeitos colaterais da sertralina?
Existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar os efeitos colaterais, como beber bastante água, fazer exercícios leves, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de cafeína.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
Os efeitos terapêuticos ocorrem após 2 a 3 semanas do uso da medicação. Os efeitos colaterais podem ocorrer logo após início da medicação, mas tendem a ser transitórios, com duração média de 1 a 2 semanas e melhora sem qualquer intervenção.
Estou tomando sertralina e ainda sinto crise de ansiedade?
Muitas vezes alguns efeitos colaterais podem ocorrer até que os efeitos clínicos se estabeleçam e o aumento nos níveis de ansiedade pode ser um deles. Importante avaliar a situação com o médico assistente para verificar a dose da medicação e outros meios capazes de adequar as crises em curso.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
É normal sim. Medicações como a sertralina, entre outras, podem aumentar a ansiedade no início do uso. Outros efeitos podem ocorrer também, como náusea, alguma irritabilidade e dor de cabeça, por exemplo. Tais efeitos, no entanto, tendem a ceder com o uso da medicação, ok.
Depende para qual quadro está tomando a sertralina. De qualquer maneira 2 meses é um período muito curto para qualquer tratamento efetivo e a chance de retorno dos sintomas é muito alta. Quando indicada a interrupção da medicação não há necessidade de retirada gradual nessa dose.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos. A sensação de cabeça oca precisaria ser detalhada para que pudéssemos avaliar melhor.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
Uma sugestão é tomar a medicação após a ingesta de uma refeição, como o café da manhã, por exemplo. Entretanto, caso os sintomas continuem, converse com o seu médico para melhor orientação quando a conduta no seu caso.
Pode se sentir angustiada mesmo tomando sertralina?
Ansiedade, desânimo e angústia não são efeito colateral da sertralina, mas pode ser que seu transtorno não esteja tendo um tratamento adequado (ou que seja resistente à sertralina).
Chorar sem motivo é sintoma de depressão e não efeito colateral da medicação. O peso no corpo pode ser efeito colateral da Sertralina, mas tende a passar com o tempo, não se preocupe. Tente fazer caminhadas ou alguma atividade física regular.
Quanto tempo passa os efeitos colaterais da sertralina?
Os efeitos colaterais do sertralina desaparecem por completo ou alguns podem permanecer durante todo tratamento ? A maioria dos efeitos colaterais dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (por exemplo a Sertralina) são transitórios, ou seja, tendem a aliviar com o passar dos dias de uso.
O que fazer para diminuir os efeitos colaterais da sertralina?
A maioria dos efeitos colaterais com a sertralina é temporária. Diminuir a dosagem nas primeiras semanas ou acrescentar temporariamente um medicamento calmante (benzodiazepínico) pode ser suficiente para amenizar os sintomas sem precisar trocar de medicação.
Esses receptores estão em outras partes do corpo, mediando o funcionamento normal do coração, intestino, etc. Isso pode estar por trás dos sintomas piorados no começo do tratamento. Por isso, esse efeito de piora é esperado, e pode ser ainda mais intenso em pessoas com maiores alterações neuroquímicas.
Durante a introdução ou logo após aumento da dosagem da sertralina pode ocorrer piora da ansiedade antes de ela começar a melhorar. Esse efeito pode ocorrer com quase todos os antidepressivos.
A sertralina, ao inibir a recaptação da serotonina ( isto é, ao impedir que a célula coloque a serotonina para dentro), proporcionará uma maior quantidade de serotonina na fenda sináptica, e desta maneira melhorando o quadro depressivo.