O que falar na hora de se confessar?
O obrigatório é falar todos os pecados graves cometidos quanto ao tipo do pecado e o número (aproximado) de vezes. Caso não haja pecados graves a confessar, então confessar pecados veniais sinceramente arrependidos.O que dizer ao se confessar com o padre?
Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos): O padre é bem compreensivo durante a confissão.Quais pecados dizer na confissão?
Os penitentes devem dizer e declarar na confissão todos os pecados mortais de que, depois de diligente exame de consciência, se reconhecerem culpados, ainda que sejam os mais ocultos.Que tipo de pecado deve ser confessado?
Como explicado acima, para que a confissão seja válida é obrigatório a confissão de todos os pecados mortais cometidos após o batismo e ainda não confessados. Os pecados veniais são matéria livre, ou seja, apenas recomendável.Como é que eu devo confessar os meus pecados para o sacerdote?
Quais são os pecados mais comuns?
Ações graves
- Adultério.
- Apostasia.
- Blasfêmia.
- Furto.
- Divórcio.
- Inveja.
- Raiva extrema.
- Homicídio.
Quais são os 10 pecados mortais?
Cada um era dedicado a um pecado, e quanto mais baixo mais graves eram. Os pecados eram: Orgulho, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Heresia e Mentira. Os Sete pecados capitais aparecem no Purgatório: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria. Depois do Purgatório, Dante segue para o Paraíso.Quais os pecados que não se pode comungar?
A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc. É algo que nos deixa incomodados.O que invalida uma confissão?
Lembre a esse respeito o que sempre nos ensinou a Igreja: A confissão é mal feita quando nela se oculta voluntariamente um pecado mortal ou quando não se tem arrependimento dos pecados.Qual Ato de Contrição para confissão?
Ato de contriçãoÉ recitada da seguinte maneira: “Meu Deus, eu me arrependo, de todo o coração, de Vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a Vossa graça, esforçar-me para não mais pecar. Meu Jesus, Misericórdia.”
Qual a maneira correta de se confessar?
Costuma dizer-se que uma boa confissão tem “4 C”:
- Clara: indicar qual foi a falta específica, sem acrescentar desculpas.
- Concreta: referir o ato ou pensamento preciso, não usar frases genéricas.
- Concisa: evitar dar explicações ou descrições desnecessárias.
- Completa: sem calar nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.
Como fazer uma boa confissão de acordo com os 10 Mandamentos?
O primeiro passo para uma boa confissão é examinar a nossa consciência, ou seja, refletir sobre os nossos pensamentos, palavras, atos e omissões que ofenderam a Deus, ao próximo e a nós mesmos. O exame de consciência nos ajuda a reconhecer os nossos pecados e a sentir a necessidade de pedir perdão a Deus.O que são os pecados leves?
Pecados leves (veniais): São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. “Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte” (1 Jo 5, 17).O que falar para o padre na hora da confissão?
Mencionar os pecados veniais (cotidianos) e os pecados mortais, que são mais graves. Tente ser minucioso, mas não faz mal se não se lembrar de todos os pecados. Pode ser mais uma conversa, uma vez que o padre pode fazer perguntas ou comentários. Não precisa ser uma lista ininterrupta de pecados.Como confessar simples?
Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.Quais são os cinco passos para uma boa confissão?
CINCO PASSOS NECESSÁRIOS PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO:
- Examinar a consciência.
- Arrepender-se de ter pecado.
- Propor nunca mais pecar.
- Dizer os pecados ao confessor.
- Fazer a penitência que o confessor mandar.