O que se deve verificar numa inspeção de extintores?
- Integridade do lacre. ...
- Quadro de instruções. ...
- Componentes externos. ...
- Passagem de carga dos extintores CO² ...
- Local de instalação e existência de obstruções. ...
- Sinalização e posicionamento. ...
- Prazos de próximas intervenções. ...
- Manutenção de nível 1.
O que avaliar em um extintor?
“Ao adquirir o extintor é fundamental conferir a presença do selo da conformidade do Inmetro, que deve conter a perfuração do mês e ano da realização do serviço de inspeção técnica, e manutenção de extintores de incêndio, bem como a etiqueta de garantia”, esclareceu.O que fiscalizar no extintor de incêndio?
As autoridades de trânsito deverão fiscalizar os extintores de incêndio, como equipamento obrigatório, verificando os seguintes itens: I. o indicador de pressão não pode estar na faixa vermelha; II. integridade do lacre; III. presença da marca de conformidade do INMETRO; IV.Quais são os 3 níveis de inspeção dos extintores?
A manutenção de nível 1 deve ser realizada a cada 6 meses e tem caráter de inspeção apenas. Já a de nível 2 deve ser realizada a cada 12 meses e envolve a desmontagem e o reparo do extintor. A manutenção de nível 3 deve ser realizada a cada 5 anos e inclui a troca do cilindro do extintor.Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.Inspeção de Extintores - Como fazer a inspeção dos extintores - Manutenção do Extintor
O que inspecionar no extintor?
O que se deve verificar numa inspeção de extintores?
- Integridade do lacre. ...
- Quadro de instruções. ...
- Componentes externos. ...
- Passagem de carga dos extintores CO² ...
- Local de instalação e existência de obstruções. ...
- Sinalização e posicionamento. ...
- Prazos de próximas intervenções. ...
- Manutenção de nível 1.
O que deve conter no relatório de inspeção periódica de extintores?
Sobre o relatório de inspeção, é necessário, pelo menos, conter as seguintes informações:
- Data da inspeção e identificação do responsável pela execução;
- Identificação do extintor;
- Localização do extintor;
- E por fim, o nível de manutenção executado, discriminado claramente e de forma objetiva.
Como fazer a vistoria de um extintor?
O QUE DEVE SER VERIFICADO NA INSPEÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
- Verificação da integridade do lacre;
- Quadro de instruções;
- Componentes externos;
- Pesagem da carga dos extintores de CO²;
- Possíveis obstruções;
- Sinalização e posicionamento.
Quais as exigências para os extintores?
Cada pavimento deve possuir no mínimo duas unidades extintoras, sendo uma para incêndio classe A e outra para incêndio classes B e C. É permitida a instalação de duas unidades extintoras iguais de pó ABC.Como fazer um check list de extintores?
Certifique-se de que o lacre do extintor está intacto e que o selo do INMETRO é visível. Confira o indicador de pressão para garantir que o extintor esteja dentro da faixa verde. Verifique a data da última recarga e a validade do extintor. Caso esteja próxima do vencimento, providencie a recarga imediata.Quem verifica os extintores?
Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio — INMETRO.Quais são as 6 principais regras da NR 23?
6 principais regras da NR 23
- Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
- Sistemas de detecção e alarme;
- Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
- Rotas de evacuação;
- Treinamento de pessoas;
- Plano de emergência.
O que os bombeiros fiscalizam?
O corpo de bombeiros tem como uma de suas funções, realizar fiscalizações das condições de instalação e funcionamento das normas legais de segurança contra incêndios, por exemplo, extintores, hidrantes, sinalização, alarmes, rotas de fuga e etc; verificando se estes estão conforme as determinações da legislação vigente ...O que a NR 23 fala sobre extintores?
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.Como saber se um extintor está bom?
Você pode verificar a informação sobre a validade no selo do INMETRO que é fixo ao cilindro. Para os extintores que não possuem a possibilidade de recarga, a validade estará no próprio equipamento. Também ressaltamos que o estado de conservação do extintor pode inutilizá-lo, ainda que esteja dentro da validade.Qual a periodicidade de inspeção de extintores?
Entenda qual é a periodicidade correta: Manutenção de extintores de nível 1: Realizada a cada 6 meses, mas para extintores de Gás Carbônico (CO2) pode ser realizada a cada 12 meses.O que devo saber sobre extintores?
Para escolher um extintor, é preciso verificar as naturezas do fogo que podem causar o incêndio. Após verificar isso, é possível classificá-los de acordo com sua indicação e agente. Agente Água: Indicado para incêndios de classe A, agindo por resfriamento. Ele nunca deve ser usado em incêndios de classe B e C.Quais são os 4 tipos de extintores?
Quais são os tipos de extintores?
- Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha.
- Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis.
- Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos.
- Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
Quais são as recomendações de segurança para extintores?
Garanta sempre que haja uma rota de fuga acessível antes de tentar usar o extintor. Extintores de CO2 podem causar queimaduras por frio; evite tocar no cone de descarga ou no corpo do extintor se estiverem congelados. Após o uso, mesmo que parcial, o extintor deve ser recarregado ou substituído.O que os Bombeiros pedem na vistoria?
As exigências para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros variam de acordo com o porte do estabelecimento, sendo verificadas medidas estruturais, técnicas e organizacionais, cujos procedimentos podem ser elencados como: instalações elétricas. saída de emergência (rotas de fuga) extintores.Quais são as informações mínimas devem conter um relatório de inspeção de extintores de incêndio?
- capacidade volumétrica dos cilindros dos extintores de Dióxido de Carbono; - norma de fabricação do extintor de incêndio; - marcação, na válvula, do peso cheio (PC) do extintor de incêndio completo e carregado; - marcação, na válvula, do peso vazio (PV) do extintor de incêndio completo, descarregado.Como verificar o manômetro do extintor?
O manômetro indica a pressão interna do extintor. Verifique se o manômetro está na faixa verde indicada. Se o manômetro estiver na zona vermelha, o extintor precisará ser recarregado.Como vistoriar extintores?
Verifique o manômetro para certificar-se de que o indicador está na faixa de operação. Certifique-se da presença do lacre e se está intacto; Verifique data da última inspeção; Vire o cilindro de PQS com o gatilho para cima e para baixo e certifique-se que o agente extintor se movimenta no interior do casco.Quem pode inspecionar os extintores de incêndio?
A inspeção nos extintores de incêndio tem a função de garantir que eles estejam sempre prontos para serem utilizados. Superficialmente, qualquer pessoa pode avaliar as condições gerais dos equipamentos, como se eles estão amassados, enferrujados ou obstruídos e se estão válidos.O que deve conter no relatório de inspeção?
Relatório de inspeção exemplo
- Condições de trabalho;
- Infraestrutura;
- Principais riscos;
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI);
- Uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC);
- Medidas administrativas.