O que analisar em um contrato de compra de imóvel?
Área do imóvel, número de cômodos, condições de acabamento, garagem e quaisquer outras condições que foram prometidas pelo vendedor devem constar no contrato.
Que é obrigatório em um contrato para aquisição de um imóvel?
Além da correta descrição, é necessário constar o número da matrícula do imóvel, livro do registro e o Cartório de Registro de Imóveis em que está registrado. Ainda mais cuidadoso é constar o número da inscrição imobiliária perante a prefeitura municipal onde o imóvel está situado.
Cuidados Que Você Precisa Ter Antes de Assinar o Contrato de Financiamento ou Dar Qualquer Entrada.
O que não pode faltar no contrato de compra e venda de um imóvel?
Informações como a localização, as confrontações e, especialmente, as dimensões do bem são imprescindíveis para evitar problemas futuros. O número e a data do registro do imóvel devem constar no documento. Há quem recomende, inclusive, que a descrição seja idêntica à constante na matrícula registrada em cartório.
Como saber se o contrato de compra e venda é válido?
Para que o documento tenha validade, é preciso que ele cumpra alguns requisitos. O objeto da negociação precisa ser lícito, determinado ou determinável e possível, bem como as partes devem ser capazes. É um contrato que atesta a transação de uma determinada quantia a ser paga pela propriedade de um bem imóvel.
No ato da assinatura do contrato de financiamento, o comprador deverá arcar com alguns custos. É preciso que sejam pagas as despesas da operação, que são as taxas bancárias obrigatórias e o valor do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis).
Quais os riscos do contrato de compra e venda de imóvel?
O risco de comprar um imóvel com contrato de compra e venda é mínimo para o comprador. Isso porque o documento é legalizado e pode ser questionado na justiça. No entanto, é preciso que o bem tenha escritura e seja feita a transferência no Cartório de Registro de Imóveis.
Assim como dito no artigo sobre Escritura e Registro do Imóvel, o contrato de compra e venda é a primeira formalidade do processo, porém, apenas a escritura e posterior registro concedem ao comprador a posse definitiva do bem.
Quem paga o contrato de compra e venda? O pagamento para a execução do contrato de compra e venda é feito pelo comprador do imóvel. Esse é o padrão utilizado também para o pagamento de custos adicionais na compra de um imóvel, como registro e escritura pública do imóvel.
Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.
O documento deve conter os seguintes dados do contratado: nome completo, profissão, estado civil, número do CPF e endereço. Informações sobre a empresa também devem estar registradas: razão social, número do CNPJ, endereço da sede e dados do representante legal, além de sua assinatura.
O que você precisa saber antes de fechar um contrato?
Antes de assinar um contrato, é muito importante que as partes conversem sobre as condições do contrato, os encargos e definam os termos em que acordarão. Por isso, é imprescindível que se reúnam mais de uma vez para esclarecer dúvidas e dispor sobre todos os pontos com o máximo de clareza possível.
O que não pode faltar em um contrato de compra e venda?
O contrato deve contemplar a devida indicação das suas partes, com nome completo, documentação, endereço de residência, indicação de dados de contato. É necessário a observância de que a parte vendedora (ou seu procurador) seja a proprietária do imóvel.
Quanto um advogado cobra para fazer um contrato de compra e venda de um imóvel?
No Brasil, advogados cobram cerca de 2% do valor do imóvel para criar um contrato de compra e venda, com mínimo frequentemente de R$1.600,00. Esta é uma questão frequente para quem está considerando uma transação imobiliária e busca assegurar a regularidade e segurança do processo.
O que é importante ter em um contrato de compra e venda?
Em caso de produtos, é fundamental descrever as suas características, como nome, tamanho, modelo, ano de fabricação e validade. Por outro lado, caso se trate de um contrato de prestação de serviço, é necessário detalhar, da forma mais completa possível, as atividades que o negócio se compromete a realizar.
Em alguns municípios, o ITBI deve ser pago depois da lavratura da escritura pública. Em outros, deve ser pago depois do registro desse documento. De forma geral, o pagamento deve ser realizado após o fechamento do negócio.
Após a assinatura do contrato de compra é dada a entrada na guia de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que é um tributo municipal que deve ser pago quando ocorre uma transferência imobiliária.
Quanto custa para registrar um contrato de compra e venda no cartório?
Além do valor pago ao profissional, há também o custo do contrato compra e venda cartório, que é tabelado pelos governos estaduais e varia também de acordo com o valor declarado da compra. Em São Paulo, por exemplo esses custos variam entre R$ 3 mil e R$100.000.