Denis Diderot e Jean le Rond D'Alembert foram os criadores de uma verdadeira revolução iluminista: a Enciclopédia. Com a megalomaníaca intenção de condensar todos os saberes possíveis em uma única publicação, os autores pretenderam levar a cabo o projeto iluminista de disseminação do conhecimento.
Qual a importância de Diderot e D'Alembert para o Iluminismo?
No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses, como Denis Diderot e D'Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as principais ideias do movimento iluminista.
Denis Diderot também defendia o conhecimento racional e científico, o filósofo francês foi responsável pela primeira enciclopédia do mundo. Juntamente com Jean Le Rond d 'Alembert ele foi responsável por disseminar a filosofia iluminista por todos os lugares.
De inspiração racionalista e materialista, propunha a imediata separação da Igreja do Estado e o combate às superstições e às diversas manifestações do pensamento mágico, entre elas as instituições religiosas. Sua publicação sofreu violenta campanha contrária da Igreja e de grupos políticos afinados com o clero.
Denis Diderot e Jean le Rond D'Alembert foram os criadores de uma verdadeira revolução iluminista: a Enciclopédia. Com a megalomaníaca intenção de condensar todos os saberes possíveis em uma única publicação, os autores pretenderam levar a cabo o projeto iluminista de disseminação do conhecimento.
Iluminismo Enciclopédia: Diderot e D'Alembert - Brasil Escola
O que o iluminismo defendia?
Defendiam a liberdade política, econômica e religiosa de todos perante a lei; Criticavam o conhecimento sob controle da Igreja Católica, embora não fossem contra a crença em Deus; Defendiam um novo sistema econômico, em troca do criticado mercantilismo; Eram contra todos os privilégios da nobreza e do clero.
Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.
Jean Baptiste dAlembert acreditava que nossa razão não deve se separar dos acontecimentos. A ciência e a filosofia devem se ater aos fatos e às conclusões que deles podemos tirar, um argumento que não for deduzido dos eventos a que se relaciona não é um argumento válido.
Finalmente, d'Alembert critica o "amor do falso bel es- prit" ("as recompensas são prodigalizadas ao bel esprit", dis- sera Rousseau (28), "que protege a ignorância, que disso se vangloria e que mais cedo ou mais tarde irá difundi-la uni- versalmente".
John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.
O francês Jean Le Rond d'Alembert (1717–1783) é um dos pensadores mais brilhantes do Iluminismo. Matemático, físico e filósofo, deu também importantes contribuições à astronomia: foi o primeiro a explicar o fenômeno da precessão dos equinócios a partir das leis de Newton por meio de cálculos precisos.
O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII. Os iluministas eram defensores da razão como forma de entender o mundo. Contribuíram para o desenvolvimento científico e combatiam a influência da Igreja. Eram críticos do absolutismo e da concentração do poder real.
Qual a importância da Enciclopédia organizada por Diderot e D'Alembert?
Seu caráter de divulgação universal do conhecimento inspirou a criação de outras enciclopédias, entre elas a Britânica. A obra organizada por Diderot é apontada como uma das mais importantes bases teóricas para a Independência Americana, em 1776, e para a Revolução Francesa, em 1789.
Em linhas gerais, os seus artigos defendiam o racionalismo em oposição à fé religiosa, a independência do Estado em relação à Igreja e a confiança no progresso humano por meio das realizações científicas. Diderot é considerado, por muitos estudiosos, a principal figura da enciclopédia.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII. Esse movimento valorizava a razão em detrimento da fé, afirmando que a razão era o meio para garantir o progresso da humanidade. Criticava o absolutismo e acreditava ser necessário limitar o poder real.
Denis Diderot foi um dos principais pensadores do iluminismo francês. Junto a D'Alembert, ele organizou a grande Enciclopédia, e foi um ávido defensor do conhecimento e da liberdade.
Entre suas principais publicações estão Tratado de dinâmica (1743), Ensaio de uma teoria da resistência dos fluidos (1752), Investigações sobre diferentes pontos importantes do sistema do mundo (1754-56) e Ensaio sobre os elementos de filosofia ou sobre os princípios do conhecimento humano (1759).
O movimento filosófico foi liderado por Voltaire e Rousseau, que defendiam uma sociedade baseada na razão e não na fé e na doutrina católica, uma nova ordem civil baseada na lei natural e uma ciência baseada em experimentos e observações.
O Iluminismo do século XVIII inspirou o pensamento liberal que alimentou os processos de independência nas Américas. No caso do Brasil, aquelas ideias orientaram todas as conspirações e movimentos voltados para a ruptura do domínio lusitano sobre a colônia.