Características do Produto: Para aplicação utilize rolo de espuma, pincel macio, diluir 10 partes de verniz para até 2 partes de aguarrás ou pistola de pintura, diluir 10 partes de verniz para até 3 partes de aguarrás.
Assim como o thinner, a aguarrás é um tipo de solvente amplamente utilizado na pintura porque facilita a diluição, a formulação e a fabricação de tintas, solventes, vernizes e esmaltes. A Aguarrás Especial evita que a tinta, o esmalte e demais substâncias percam o brilho e a qualidade.
Vernizes à base de água, por exemplo, devem ser misturados com água, enquanto outros tipos podem necessitar de diluentes específicos como terebintina ou destilados minerais. A diluição correta não só facilita a aplicação, mas também contribui para a durabilidade e preservação estética da madeira tratada.
Siga a proporção recomendada para a diluição do produto no verso da embalagem. Se um verniz pede diluição de 10% de água, significa que, para cada 10 partes de verniz, você deve colocar 1 de água, por exemplo; Após adicionar a água, misture para formar um líquido uniforme.
O mais importante, é compreender que a aguarrás é uma substância que pode ser utilizada como solvente para vernizes e tintas e, com isto, faz com que o material tenha um maior rendimento, diminuindo sua forma de concentração.
Para diluir verniz à base água, geralmente é preciso usar somente água. Certifique-se de que ela esteja bem limpa, sem contaminação; Siga a proporção recomendada para a diluição do produto no verso da embalagem.
Além disso, a falta de água diminui a aderência da tinta e, consequentemente, a cobertura, exigindo mais demãos para o acabamento desejado. Fora isso, pode ocasionar uma parede manchada após a pintura, já que deixa marcas do pincel na superfície.
Assim como o verniz marítimo, o tingidor pode ser aplicado puro ou diluído em aguarrás, substância que torna o líquido menos espesso e facilita a aplicação.
Para remover o verniz: após o uso, o verniz pode ser removido usando aguarrás, thinner, ou álcool 90 graus. Também é possível aquecer a placa novamente para derreter o verniz, retirar o excesso com estopa e finalizar com álcool 90 graus ou aguarrás.
Os rolos para pintura têm a vantagem de dar cobertura a superfícies mais amplas como paredes, e tetos, enquanto os pincéis ou trinchas são adequados para dar acabamentos em paredes, tetos, rodapés, portas, batentes, grades, e demais peças delicadas, decorativas ou com entalhes.
Apesar da possibilidade de aplicação direta na madeira, a aguarrás é mais comumente aplicada junto ao verniz, tendo assim a sua função de solvente. Após estar com a madeira previamente lixada e com aspecto o mais liso possível, é hora de aplicar o verniz para dar brilho, proteção e acabamento para o material.
Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.
O verniz não deve ser aplicado diretamente na madeira. Antes disso existem algumas etapas de preparação que devem ser feitas. A aplicação do verniz será a última etapa de todas.
Para aplicação utilize rolo de espuma, pincel macio, diluir 10 partes de verniz para até 2 partes de aguarrás ou pistola de pintura, diluir 10 partes de verniz para até 3 partes de aguarrás. Misture o verniz antes e durante a aplicação, com espátula apropriada isenta de impurezas ou contaminantes.
Aplique a primeira demão de verniz e deixe secar. Lixe novamente toda a superfície da madeira e aplique a segunda demão. Aplique de duas a três camadas para obter um acabamento perfeito.
A superfície da madeira deve ser limpa, seca e livre de poeira e resíduos antes da aplicação do verniz. Se necessário, a superfície pode ser lixada para remover imperfeições e proporcionar uma base lisa para o verniz.
Aplique o removedor de verniz na superfície de madeira conforme as instruções do fabricante. Geralmente, é recomendado usar uma escova para espalhar o produto de maneira uniforme. Deixe o removedor agir pelo tempo indicado, geralmente entre 15 a 30 minutos, até que o verniz comece a amolecer e formar bolhas.
Se o verniz foi resfriado durante o transporte ou armazenamento, nunca o utilize até que sua temperatura seja a indicada. O frio faz com que algumas das resinas e secantes dos vernizes solidifiquem. Para aquecer o verniz, é possível colocar a lata em um vasilhame com água quente.
A cor Imbuia é perfeita para renovar a aparência da madeira e recuperar a superfície que sofreu desgastes com o tempo. Ela tinge a área desejada sem tirar o aspecto natural do material.
Caso queira manter o tom original da madeira, sem alterar sua cor, recomenda-se o uso do Verniz Incolor, que possui filtro solar especial que permite que o acabamento seja, ao mesmo tempo, transparente e sem cor.
Qual o melhor verniz para porta de madeira interna?
Nesse caso, o verniz marítimo é a melhor escolha. Ele tem esse nome porque é comum em projetos de barco, já que impede que a água penetre no interior da embarcação. O verniz marítimo tem alta resistência contra o sol e chuva e é usado em peças como janelas, portas, lambris, pergolados e deck de madeira da piscina.