Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para Alexandre, disse: "Não me tires o que não me podes dar!" (variante: "deixa-me ao meu sol").
– “Eu sou Diógenes, e isto me basta”. Alexandre, pasmo com a reação indiferente de Diógenes frente a sua imponência, ainda tentou persuadi-lo, com o pretexto de fazer o filosofo segui-lo: – “Ouvi muito sobre sua sabedoria, e te ofereço metade de minhas riquezas se quiser acompanhar-me”.
Como Diógenes a Alexandre, só pedi à vida que me não tirasse o sol. Tive desejos, mas foi-me negada a razão de tê-los. O que achei mais valeria tê-lo realmente achado. O sonho (...)
Diógenes pregou um modo de vida simples e viveu como tal. Em Atenas, esse pensador viveu por muitos anos como mendigo, pois defendia que o ser humano não deveria procurar mais que o necessário (alimento, água e o mínimo abrigo do Sol e do relento) para viver bem.
Alexandre e Diógenes, o Cínico - A Saga de Alexandre Ep.08 - Foca na História
O que Diógenes acreditava?
Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir.
Então, em vez de buscar fama e fortuna, ou pelo menos uma maneira de ganhar a vida para pagar por comida e abrigo, Diógenes fez sua casa nas ruas, dormindo ao ar livre, às vezes em um barril. Ele constantemente se esforçou por uma maior simplicidade.
Porém, o ponto alto da sua história é que ele andava pelas ruas, durante o dia, carregando uma lâmpada, dizendo estar a procura de um homem honesto. Esse é o significado do símbolo de A lanterna de Diógenes. Lanterna acesa à procura de um Homem Honesto!
Esta é a intenção de Diógenes. Por isso Diógenes “Descaracteriza a moeda”, ele usa os ensinamentos de Platão para mostrar que o filósofo das ideias estava errado, iludido por um mundo supra sensível que ofuscava seus pensamentos. É necessário ir mais longe, tornar o pensamento mais radical.
O que Diógenes quis dizer com sua busca pelo homem verdadeiro?
Procuro um homem!”, quer dizer, um homem verdadeiro, que não fosse escravo nem de bens materiais nem do poder, pois, para Diógenes e os demais cínicos, o que caracteriza o homem e faz com que ele realize sua natureza é a liberdade de ser aquilo que se é plenamente, sem temer as opiniões alheias, sem ocultar suas ...
O que era a felicidade para ele? Diógenes denunciava as glórias vãs do poder e da riqueza. Indicava que viver bem era saber não depender de propriedades e não ter sentimento de posse. Desconfiava do amor e defendia que ninguém era de ninguém.
Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem; 3. Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
Ele estava internado em um hospital particular da capital em tratamento contra a diabetes, mas não resistiu às complicações da doença. O velório teve início durante a noite e o sepultamento ocorreu na manhã deste sábado (23), em Boquim, cidade natal do cantor. Ele deixou sete filhos, netos e bisnetos.
Diógenes defendia a auto-suficiência (autarquia) e negava a necessidade de valores como a família, a cultura e o estado. Dizia que a felicidade se obtém pela satisfação das necessidades da maneira mais econômica e simples.
1 – que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época; 2 – que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…); 3 – que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.
Quais as últimas palavras de Alexandre, o Grande antes de morrer?
Quais foram suas últimas palavras? Quando os generais perguntaram ao rei em seu leito de morte para quem ele queria deixar seu império, alguns afirmaram que ele disse "Krat'eroi", que significa "o mais forte". Outros defendem que ele quis dizer, na verdade, "a Crátero", um dos comandantes de seu exército.
O ponto mais significativo do período de formação de Alexandre foi o ensino que recebeu de Aristóteles, um dos grandes nomes da filosofia grega. Aristóteles ensinou-lhe matemática e filosofia.
A frase, atribuída a Alexandre, o Grande (356 a.C. - 323 a.C), indica o respeito que o filósofo Diógenes de Sinope (400 a.C. - 325 a.C.) teria conquistado ainda em vida.
Qual a importância do filósofo Diógenes para a filosofia?
Em sua época Diógenes foi destaque e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Diógenes expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem".
O termo cínico, grafado com c, é muito utilizado para se referir a alguém que demonstra, em suas ações e comportamento, algum tipo de descaramento, sarcasmo ou deboche. Diz respeito, mais diretamente, àqueles que agem com cinismo.