Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Ao sair das refinarias, a gasolina comum é nomeada como tipo “”A””. O certo é que tenha cor bem parecida com a do querosene que utilizamos na limpeza doméstica, ou seja, incolor ou levemente amarelada, variação que pode acontecer em virtude dos processos de refino e da composição química do combustível.
%v/v: Percentual volumétrico, ou seja, a quantidade de litros do ingrediente presente em 100 litros do produto. Gasolina A ou Gasolina Podium A: é a denominação dada à gasolina sem etanol anidro. Gasolina C ou Gasolina Podium C: é a denominação dada à gasolina após a incorporação de etanol anidro.
Produzimos e comercializamos a gasolina de aviação do tipo GAV-100 LL (low lead / baixo teor de chumbo), identificada pela coloração azul, seguindo o que é praticado no exterior.
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Qual é a cor da gasolina premium?
Pela proposta, a gasolina comum será identificada pela cor laranja, a aditivada pela azul e a premium pela amarela. O etanol utilizará a cor branca para identificação.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
É o tipo de gasolina mais comercializado, e geralmente é incolor ou levemente amarelada. Tal especificação é definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pois os processos de refino e a composição química do combustível garantem a variação.
A gasolina comum é de cor clara, mas quando adulterada, pode ter uma cor mais escura, como marrom, preta ou verde. Além disso, a gasolina adulterada pode apresentar uma consistência diferente, um odor mais forte e ser mais espessa do que a gasolina comum.
Certifique-se de que ele seja transparente, sem impurezas e sem coloração. O correto é que a linha vermelha que marca a densidade do produto esteja abaixo ou, no máximo, no mesmo nível do combustível.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Em casos de carros com mecânica mais simples, mas que a pessoa usa pouco o veículo e deixa ele parado por muito tempo, a gasolina Podium também pode ser uma opção. Isso porque ela oxida menos no tanque e pode ficar guardada por mais tempo.
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
Dynaflex é a mais avançada tecnologia da Shell, presente nas gasolinas Shell V-Power e Shell V-Power Racing que, além de limpar e proteger, traz mais performance e rendimento¹ para o seu motor. O nome Dynaflex é usado pela Shell em todo o mundo e traz a junção das palavras “dinâmica” e “flexível”.
Ao sair das refinarias a gasolina comum é denominada de tipo “A” sua coloração tem que ser bem parecida com o querosene que utilizamos no dia a dia e na limpeza doméstica, ou seja, incolor ou levemente amarelada.
Entenda o que a gasolina aditivada da Shell pode fazer pelo motor do seu carro. A Shell V-Power remove até 100% dos depósitos em bicos injetores e válvulas de admissão, além de proteger contra a formação de depósitos futuros. Restaura seu motor como novo.
Qual a octanagem da Gasolina Petrobras? A octanagem mínima da Gasolina Petrobras tradicional é de RON 93. Além dela, oferecemos também a Gasolina Petrobras Premium, com octanagem mínima de RON 100 para atender a motores com requisitos especiais de desempenho e alta taxa de compressão.