Diógenes, que era muito crítico de Platão, depenou uma galinha, a levou à escola de Platão, conhecida como Academia, e anunciou: "Aqui está o ser humano de Platão." Platão respondeu com humor: "Não se preocupe, vou acrescentar algo à definição: é um bípede sem penas de unhas largas achatadas."
Na Academia, depois que Platão chegou a definir o homem como “um bípede sem plumas”, Diógenes acorreu com uma galinha depenada, bradando: “Eis o homem de Platão! Eis o homem de Platão!”
Diógenes pregou um modo de vida simples e viveu como tal. Em Atenas, esse pensador viveu por muitos anos como mendigo, pois defendia que o ser humano não deveria procurar mais que o necessário (alimento, água e o mínimo abrigo do Sol e do relento) para viver bem.
Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir.
Qual foi a famosa frase dita por Diógenes a Alexandre o Grande?
Diógenes para a surpresa de Alexandre e de todos que estavam presentes, prontamente respondeu: – “De você não desejo nada, quero apenas que saia da frente do meu sol pois estás me fazendo sombra”.
Então, em vez de buscar fama e fortuna, ou pelo menos uma maneira de ganhar a vida para pagar por comida e abrigo, Diógenes fez sua casa nas ruas, dormindo ao ar livre, às vezes em um barril. Ele constantemente se esforçou por uma maior simplicidade.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
Porém, o ponto alto da sua história é que ele andava pelas ruas, durante o dia, carregando uma lâmpada, dizendo estar a procura de um homem honesto. Esse é o significado do símbolo de A lanterna de Diógenes. Lanterna acesa à procura de um Homem Honesto!
Platão conheceu o filósofo Sócrates, pensador que foi o seu mestre iniciador na Filosofia, mentor intelectual e amigo, em Atenas. A influência de Sócrates sobre Platão é tão grande que a maioria dos textos deixados por Platão é feita de diálogos em que Sócrates é o personagem principal.
Diógenes de Sínope foi um filósofo cínico com feitos inacreditáveis. Entre as histórias mais famosas e surpreendentes estão a que envolve Alexandre, O Grande – o maior conquistador da história antiga – e Platão, à quem Diógenes de Sínope refutou usando uma GALINHA!
Ofereço-lhe metade das minhas riquezas se quiser acompanhar-me." Diógenes, de bate-pronto, retrucou o soberbo rei: “Só quero que você saia da frente do meu sol e pare de me fazer sombra." Alexandre, rendido e já se afastando do filósofo, confidenciou aos seus oficiais: "Se eu não fosse Alexandre Magno, eu queria ser ...
O que Diógenes quis dizer com sua busca pelo homem verdadeiro?
Procuro um homem!”, quer dizer, um homem verdadeiro, que não fosse escravo nem de bens materiais nem do poder, pois, para Diógenes e os demais cínicos, o que caracteriza o homem e faz com que ele realize sua natureza é a liberdade de ser aquilo que se é plenamente, sem temer as opiniões alheias, sem ocultar suas ...
Diógenes defendia a auto-suficiência (autarquia) e negava a necessidade de valores como a família, a cultura e o estado. Dizia que a felicidade se obtém pela satisfação das necessidades da maneira mais econômica e simples.
A verdade da vida nunca será encontrada sem uma vida de verdade. Esta é a intenção de Diógenes. Por isso Diógenes “Descaracteriza a moeda”, ele usa os ensinamentos de Platão para mostrar que o filósofo das ideias estava errado, iludido por um mundo supra sensível que ofuscava seus pensamentos.
Ele estava internado em um hospital particular da capital em tratamento contra a diabetes, mas não resistiu às complicações da doença. O velório teve início durante a noite e o sepultamento ocorreu na manhã deste sábado (23), em Boquim, cidade natal do cantor. Ele deixou sete filhos, netos e bisnetos.
O que era a felicidade para ele? Diógenes denunciava as glórias vãs do poder e da riqueza. Indicava que viver bem era saber não depender de propriedades e não ter sentimento de posse. Desconfiava do amor e defendia que ninguém era de ninguém.
Qual a importância do filósofo Diógenes para a filosofia?
Em sua época Diógenes foi destaque e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Diógenes expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem".
Os cínicos foram filósofos que repudiaram costumes e valores da Grécia Antiga. Os cínicos acreditavam que a virtude estaria em aceitar as consequências de uma vida sem posses e despretensiosa. Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico.