O que diz o princípio de Lavoisier sobre a energia?
A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
A Lei de Lavoisier também é conhecida como Lei de Conservação das Massas e tem como enunciado a frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
O que diz a lei de Lavoisier? A lei de Lavoisier é, na verdade, a lei da conservação de massas. Segundo esta, se uma reação química ocorre em um sistema fechado, a massa se conserva. Ou seja, o somatório da massa dos reagentes é igual ao somatório da massa dos produtos.
FÍSICA - ENERGIA 51 - Lavoisier - Prof Daniel Sfair
Qual foi a conclusão de Lavoisier?
Concluiu que a massa das substâncias que entram numa reação química é sempre igual à das substâncias que resultam do processo. Nada se perde e nada se cria.
De acordo com a Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Se temos 96 gramas do ozônio, obrigatoriamente a massa de oxigênio produzida será igual a 96 gramas.
Lavoisier é considerado um dos pais da Química Moderna. É reconhecido por ter enunciado o Princípio da conservação da matéria. Descobriu a estrutura da água (H2O), de modo que identificou as características e batizou o Oxigênio.
A Ferme Général era um sistema muito impopular na época, principalmente entre os que pagavam impostos. Embora Lavoisier tivesse se retirado desse sistema, a sua ligação à Ferme Général foi causa da sua condenação à morte.
No âmbito da física clássica, porém, massa e energia são entidades distintas e não relacionadas, e nestas condições a lei da conservação da energia se divide em duas leis clássicas: a lei da conservação da energia em seu sentido mais restrito, e a lei da conservação de massas.
Ou seja, Lavoisier mostrou que a água não era uma substância elementar, e sim um composto formado por oxigênio e hidrogênio. Ele mostrou que a água pode ser sintetizada a partir do hidrogênio e do oxigênio.
Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conser- vação das Massas ou Lei de Lavoisier [LAVOISIER, (1789)]: “Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”.
a Lei de Lavoisier não é válida para reações realizadas em soluções aquosas. a Lei de Lavoisier só se aplica a sistemas que estejam nas condições normais de temperatura e de pressão. a condição para a comprovação da Lei de Conservação das Massas é que o sistema em estudo esteja fechado.
Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.
Quer dizer que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas. Ou seja, se transformam em outras, de forma que esses elementos ainda permanecem, no entanto, de forma diferente, pois seus átomos são rearranjados. Bons estudos!
Lavoisier derruba a teoria do flogisto desenvolvida pelo médico Georg Stah e, graças aos seus experimentos, aceita-se até os dias de hoje que substâncias reagem em uma combustão pela presença do gás oxigênio e não uma substância que ambas têm em comum, o suposto “flogisto”.