"Quer seja oportuno, quer não" (4:2): por causa da certeza do julgamento de Deus, ser pregador do evangelho da salvação é um trabalho de urgência (veja Atos 17:30-31). Portanto, o evangelista deve pregar a palavra em todo lugar e sob todas as condições.
Ele adverte Timóteo a evitar controvérsias e a ensinar com paciência aqueles que precisam se arrepender. 2 Timóteo 3–4. Paulo descreve as terríveis condições dos últimos dias e incentiva Timóteo a usar as escrituras em seu papel como líder do sacerdócio.
2 Timóteo 2 Paulo emprega as metáforas do soldado, do atleta vitorioso e do lavrador trabalhador para ilustrar a necessidade de enfrentar dificuldades para receber a glória eterna. Ele contrasta os verdadeiros e os falsos mestres e os compara a vasos de honra e de desonra.
O termo “insta” (ἐπίστηθι) traz a ideia de urgência; como um soldado às ordens do seu comandante, estamos sempre atentos para oportunidades de declarar sua vontade aos combatentes. Nem sempre será fácil. Como o profeta Jeremias, às vezes somos chamados a anunciar a Palavra de Deus diante de grupos hostis.
O livro de 2 Timóteo ensina-nos sobre a importância da persistência e fidelidade na fé, apesar das adversidades. Paulo encoraja Timóteo a perseverar, a continuar a obra de evangelização e a permanecer fiel à doutrina recebida, enfatizando a importância da escritura sagrada para a formação e edificação do servo de Deus.
Concluindo, ele demonstra que Deus tem no coração a salvação de todos os homens, porquanto Ele chama a todos os homens para o conhecimento de Sua verdade. Este é um argumento que parte de um efeito observado em direção à sua causa.
A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.
Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, conforme as suas próprias concupiscências amontoarão para si mestres; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, e se tornarão às fábulas.
O que é pregar a Palavra a tempo e fora de tempo?” A Igreja de Cristo precisa acordar para o cumprimento de sua missão! Ela precisa alvoroçar o mundo com o Evangelho do Senhor Jesus e a melhor forma de fazê-lo é pregando "a tempo e fora de tempo”.
Resumo. Em I Timóteo 4:4, encontramos as seguintes palavras de Paulo dirigidas a Timóteo: “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável”. Um das interpretações mais comuns deste verso é a de que a oração santifica o alimento, qualificando a ingestão do mesmo como aceitável a Deus.
Pregar o Evangelho é anunciar as boas novas de salvação. Pregar o Evangelho é anunciar o Cristo crucificado, que se entregou para que todos sejam salvos.
O que está escrito em primeira Timóteo capítulo 2 versículo 4?
4 O qual quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Onde está escrito na Bíblia que devemos orar por todos?
Na sua primeira carta a Timóteo, capítulo 2, versículo 2, Paulo escreveu: “Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros”. (1Tm 2.2).
1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que de mim, dentre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 3 Tu, pois, suporta as aflições como bom soldado de Jesus Cristo.
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Novo Testamento. A literatura também pode ser aplicada na análise dos evangelhos, os quatro livros que narram a vida de Jesus e são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.
Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
O texto sagrado para os cristãos protestantes de tradição reformada é a Bíblia, chamada por isso mesmo de Sagrada Escritura (ou Sagradas Escrituras, no plural). A Bíblia é considerada, no âmbito reformado, como a Palavra de Deus, inspirada e autoritativa, a única regra de fé e de prática para o cristão.