Mas, existe uma regra básica que pode ser seguida conforme o tipo de lubrificante usado, confira: Óleo sintético: para esse tipo de lubrificante, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros percorridos ou 12 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Dúvidas frequentes. Quanto tempo dura o óleo sintético? R: A troca deve ser feita a cada 10 mil km rodados, 5 mil a mais do que o mineral. Caso não se chegue a essa marca, recomenda-se trocar após seis meses, junto com o filtro de óleo.
Óleo semissintético – a troca deve ocorrer a cada 7.500 km ou 12 meses; Óleo mineral – a troca deve ser feita a cada 5.000 km juntamente com o filtro ou a cada 12 meses.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Validade do óleo: quilometragem não é o único critério
Como saber se o óleo do motor está vencido?
A luz de óleo do carro no painel acendeu? É um dos sinais mais simples que indicam que ele está vencido. Isso significa que a pressão dentro do motor está fraca, então o líquido deve ser trocado.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Viscosidade aumentada: O óleo velho tende a ficar mais viscoso e espesso, dificultando a sua circulação pelo motor e a lubrificação adequada das peças. Isso pode levar a um maior atrito, desgaste e até mesmo superaquecimento do motor.
A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Quanto tempo dura o óleo de motor depois de aberto?
Qual é o prazo de validade do óleo do motor? O óleo de motor quimicamente possui prazo de validade indeterminado desde que esteja livre do contato com a atmosfera, umidade, sol e calor.
O problema é que o óleo do motor tem aditivos que se mantêm íntegros apenas por 12 meses. Por isso, não importa se o carro rodou pouco ou, até mesmo, não rodou nada. Depois deste prazo, ele não tem mais eficácia e tem que ser substituído junto com seu filtro.
Com o tempo, isso pode causar danos sérios e caros ao motor. Diminuição da eficiência do combustível: O óleo vencido não é capaz de reduzir o atrito de maneira eficaz, o que significa que o motor precisa trabalhar mais para produzir a mesma potência.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Uma das vantagens muito importantes do óleo sintético é seu índice de viscosidade mais alto. Um índice de viscosidade mais alto indica que o óleo sintético é mais resistente às mudanças de temperatura.
A razão para isso está no fato do óleo funcionar à base de aditivos, os quais assim como os remédios, possuem data de validade. Portanto, para não correr riscos, a recomendação é trocá-lo a cada 12 meses.
Óleos industriais e automotivos podem mostrar sua deterioração de uma ou mais das seguintes formas: Aparência opaca ou odor forte. Óleos de motor armazenados em recipientes NÃO SELADOS por um período prolongado absorverão umidade do ar e podem desenvolver uma aparência turva. Acúmulo significativo de sedimentos.
Redução da Lubrificação Adequada: se o óleo estiver vencido, sua capacidade de lubrificação pode diminuir, aumentando o desgaste das peças e reduzindo a eficiência do motor; Acúmulo de depósitos: o lubrificante vencido pode se deteriorar e formar depósitos no motor.
Esse intervalo normalmente varia entre 5.000 e 10.000 quilômetros. No entanto, é sempre importante verificar o manual do proprietário do veículo para obter as recomendações precisas.
Quando trocar o óleo do carro? O prazo de troca de óleo do carro é determinado pelo fabricante do veículo. Ele pode variar de acordo com o tipo de motor, as condições de uso e a qualidade do óleo. De forma geral, recomenda-se trocar o óleo do carro a cada 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.
Quanto tempo posso ficar sem trocar o óleo do carro?
Recomenda-se, geralmente, trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros, mas alguns carros modernos podem ir além disso. É necessário verificar o manual do proprietário para as orientações específicas do seu veículo.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.