Lucas 21:23 NTLH Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus.
“Haverá mãe que possa esquecer‑se do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer dele, eu não me esquecerei de você!
Mulheres infectadas com os vírus HIV (vírus da Aids) ou HTLV (vírus que afeta a imunidade das pessoas) não devem amamentar, pois existe o risco desses vírus serem transmitidos para a criança pelo leite materno.
Amamentar pode aumentar o intervalo entre os partos e prevenir algumas doenças da mulher, reduzindo as chances de desenvolvimento de câncer de mama, de ovário e de endométrio, além de diabetes tipo 2. Quanto mais tempo a mulher amamenta, maiores são os benefícios da amamentação à sua saúde.
Ai DAS GRÁVIDAS naqueles dias! Por que Jesus disse que NAQUELES DIAS a gravidez seria um problema?
É saudável amamentar?
A amamentação oferece diversos benefícios à mulher. Amamentar reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho.
No Brasil, é contraindicada a amamentação para as mães soropositivas. Neste caso, os recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com fórmulas infantis até o sexto mês”, segundo o texto.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser mantido, combinado a outros alimentos, até os dois anos. Mas é preciso esclarecer que não há um momento exato para o desmame.
O que a mãe deve fazer caso não consiga amamentar? A primeira orientação é buscar ajuda junto ao seu médico, pediatra ou a unidade onde teve o seu filho. Caso não consiga nenhum auxílio, a mulher pode procurar um Banco de Leite Humano (BLH).
O leite "parado"na mama não "estraga". O que pode acontecer é sua produção ter diminuído, mas com a volta da sucção, o organismo entende que deve voltar a produzir.
Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus.
15 Porventura pode uma mulher esquecer-se de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. 16 Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim.
Os profetas modernos ensinaram: “A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos” (A Liahona, outubro de 2004, p. 49). A mãe deve passar um tempo com os filhos, ensinando-lhes o evangelho. Deve brincar e trabalhar com eles, a fim de que descubram o mundo que os cerca.
A palavra “leite” indica os ensinamentos básicos, os rudimentos da fé. “Alimento sólido” indica os ensinamentos mais profundos sobre a Palavra de Deus; indica o discernimento das verdades espirituais. A maturidade espiritual requer um crescimento cultivado com disciplina, com esforço consciente e constante.
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Não existe um motivo padrão para algumas mulheres decidirem não amamentar. Cada uma é diferente, tem suas individualidades e suas próprias razões para não seguirem com essa prática e optarem por outra forma de alimentar o bebê. A mãe não precisa se sentir culpada por isso.
Se você não puder amamentar, dar mamadeira ao seu bebê ainda oferece uma oportunidade atemporal de se conectar. Toque seu bebê. Qualquer tipo de toque suave é bom, pois a ajudará a se acostumar com seu toque e cheiro. A massagem infantil é uma excelente maneira de acalmar e conhecer seu bebê.
Do ponto de vista físico, o organismo sofre uma queda abrupta de estrogênio e progesterona, hormônios produzidos em abundância na gravidez, o que também gera sintomas emocionais, como ausência de estabilidade emocional e angústia, acentuadas pelo fato de que a mãe sofre uma interrupção abrupta no seu estilo de vida ...
Assim, a não amamentação ou amamentação sub-ótima pode favorecer o aparecimento de doenças alérgicas, diversas doenças do sistema imunológico, alguns tipos de cânceres, obesidade, diabete e doenças cardiovasculares, além de interferir negativamente no desenvolvimento oro-facial.
O desmame abrupto não é recomendável, pois pode gerar na criança um sentimento de rejeição e insegurança, causando um comportamento rebelde. Já para a mãe, a interrupção abrupta do aleitamento materno pode ocasionar ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de depressão.
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
Para o desmame gradual, a criança precisa ir, aos poucos, entendendo que a comida vai fazer cada vez mais, parte da sua alimentação. Então, as mamadas também serão mais curtas, para não saciarem. Reduza a duração das mamadas, mas use os minutos que “sobraram” para dar atenção ao bebê.
Quanto tempo leva para secar o leite materno depois do desmame?
Ao chegar o momento de desmame do bebê, uma das maiores dúvidas entre as mulheres é quando o leite vai secar. Esse processo tanto pode durar poucos dias (cerca de 10 dias) quanto pode durar alguns meses.
A falta do aleitamento materno pode gerar vários problemas a saúde do bebê Leite, (2020) relata que diarreias são consequências desse desmame, e que em sua pesquisa os bebês que tem sua amamentação interrompida têm riscos maiores de 4.3 vezes mais alto de diarreia nos seus 4 e 5 meses de vida, e 2,1 maiores aos 5 meses ...