Habilidade (s) da Base: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
A habilidade EF01GE03 consiste em: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
A habilidade EF01GE09 consiste em: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
1º Ano | Geografia | EF01GE01/SJP | EF01GE08/SJP | EF01GE09/SJP
Como trabalhar a habilidade EF01GE01?
Uma das maneiras de trabalhar a habilidade EF01GE01 é observar as diferenças entre lugares de vivência. É importante, nesta fase, que o aluno consiga diferenciar a moradia da escola e compreender que existem regras diferentes entre os lugares.
A habilidade EF01GE10 consiste em: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
A habilidade EF01GE05 consiste em: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer as vestimentas usadas nos dias de chuva e atentando-se aos materiais dos quais são feitas. Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
A habilidade EF01GE06 consiste em: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
HABILIDADE –(EF01LP02/ES) ESCREVER, ESPONTANEAMENTE OU POR DITADO, O PRÓPRIO NOME, PALAVRAS E FRASES DE FORMA ALFABÉTICA USANDO LETRAS/GRAFEMAS QUE REPRESENTEM FONEMAS. BOA TARDE! NÓS JÁ ESTUDAMOS SOBRE O NOSSO NOME, DA IMPORTÂNCIA QUE ELE POSSUI NA VIDA DE CADA UM DE NÓS.
A habilidade EF01CI01 consiste em: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
A habilidade EF01CI06 consiste em: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
A habilidade EF01MA01 consiste em: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
O sujeito e seu lugar no mundo (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação ...
O eu, a família e o ambiente de convivência. (EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência. (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. Compreender as diferentes regras de convivência nos espações: familiar e comunitário (privado e público).
A habilidade EF03GE04 consiste em: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.