Habilidades: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
A habilidade EF02HI10 consiste em: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Habilidades: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
HABILIDADE: (EF02HI07/ES) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. O TEMPO PODE SER MEDIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. O DIA É DIVIDIDO EM HORAS, AS HORAS EM MINUTOS, E OS MINUTOS EM SEGUNDOS. O RELÓGIO SERVE PARA MARCAR ESSAS MEDIDAS.
A habilidade EF02HI09 consiste em: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Unidade temática: A comunidade e seus registros. Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida. Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
A habilidade EF02HI01 consiste em: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.
A habilidade EF03HI09 consiste em: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
A habilidade EF06HI10 consiste em: Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade. Patrimônios da humanidade. permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
A habilidade EF09HI10 consiste em: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
A habilidade EF05HI08 consiste em: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo (EF01HI09*) Identificar, respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas de sua convivência Os diferentes indivíduos: se identificar, para conhecer e respeitar a diferença.