A habilidade EF06GE02 – Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários – coloca a análise das transformações da paisagem em uma perspectiva histórica e cultural mais ampla e possibilita a discussão sobre as distintas formas de apropriação do espaço pelos ...
Habilidades Essenciais: (EF06GE02-A) Analisar modificações de paisagens por diferentes grupos sociais, destacando os povos originários, os quilombolas e as comunidades tradicionais de Goiás.
Objeto(s) de aprendizagem: Diferenciar clima de tempo atmosférico. Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Interação discursiva Oralidade (EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade. Construção de laços afetivos e convívio social.
OS PLANOS DA PAISAGEM | ENSINO FUNDAMENTAL | EF06GE02
O que diz a habilidade EF06GE04?
A habilidade EF06GE04 consiste em: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
A habilidade EF06LI03 consiste em: Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
A habilidade EF06GE10 consiste em: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Código e Habilidade: (EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Título: Conhecendo Ritos e Rituais.
A habilidade EF06GE11 consiste em: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
(EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos e transmissão oral, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver, compreendendo que os conhecimentos religiosos podem ser transmitidos de geração a geração.
Ensinamentos da tradição escrita (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver. (EF06ER04) Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.
Habilidade: (EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
Formas de representação e pensamento espacial (EF06GE22*) Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras Page 3 informação entre outros em diferentes representações ...
finalidade de um texto. (EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
(EF06LI01) Interagir em situações de intercambio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa. (EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
A habilidade EF06HI07 consiste em: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Duração: 2 aulas de 50 minutos. Código e Habilidade: (EF06LI04‐ES) Reconhecer em textos orais, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas como: família, comunidade, escola e amigos.