A habilidade EF07HI05 consiste em: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política.
A habilidade EF07HI03 consiste em: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
A habilidade EF05HI05 consiste em: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
A habilidade EF07HI08 consiste em: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência, com destaque para aquelas que ocupavam o atual nordeste brasileiro como um todo e Sergipe especificamente. A estruturação dos vice-reinos nas Américas.
A habilidade EF07HI10 consiste em: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
Código e Habilidade: (EF07HI02/ES) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI11 Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. Palavras-chave: América portuguesa, expansão, sertão, Amazonas, São Paulo, bandeirantes, indígenas, monumento histórico.
HABILIDADE: (EF07HI04). Identificar as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisar seus significados. Renascimento foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI03 Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
A habilidade EF07HI12 consiste em: Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
A habilidade EF05HI08 consiste em: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
A habilidade EF06HI10 consiste em: Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
EF07LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI15 Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Palavras-chave: Escravidão, sociedades ameríndias, sociedades africanas.
A habilidade EF06HI08 consiste em: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
A habilidade EF06HI09 consiste em: Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.