Reconhecer as relações de poder na configuração das fronteiras, territórios e sua importância no contexto mundial. (EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
A habilidade EF08GE01 consiste em: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
A habilidade EF08GE03 consiste em: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF02GE08?
(EF02GE08)Identificar, criar e comparar as diferentes formas de representação, como desenhos, mapas mentais, maquetes, croquis, globo, plantas, mapas temáticos,cartas e imagens(aéreas e de satélite) e representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
A habilidade EF08CI02 consiste em: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
14/05/21 - 8º ano EF - Tecnologia - Quero ser boglera! Comofas?
O que diz a habilidade EF08GE20?
Habilidades Essenciais: (EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos.
A habilidade EF08CI03 consiste em: Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
O importante é listar, em conjunto com os alunos, os elementos que compõem as paisagens observadas, bem como a utilização que as pessoas fazem desses lugares. Apresente aos alunos imagens de diferentes tipos de paisagem: montanha; cidade; praia; floresta; deserto; e cachoeira.
A habilidade EF09GE02 consiste em: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
A habilidade EF08GE12 consiste em: Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).
A habilidade EF08GE16 consiste em: Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
A habilidade EF08GE09 consiste em: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Habilidade (s) da Base: (EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
A habilidade EF08GE17 consiste em: Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.
A habilidade EF03GE04 consiste em: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
A paisagem é definida como tudo aquilo que nós conseguimos captar com os nossos sentidos, que são a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar. Dessa maneira, a paisagem é o fragmento do espaço que os olhos e os demais órgãos sensoriais do corpo humano conseguem identificar, sentir e interpretar.
Conceituar e diferenciar paisagem natural e paisagem cultural; Entender a ação antrópica no meio; Valorizar as representações cartográficas como fonte de informações; Identificar o espaço geográfico como um espaço em constante transformação.
A habilidade EF08CI09 consiste em: Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
A habilidade EF08CI01 consiste em: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
A habilidade EF08CI04 consiste em: Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
A habilidade EF08CI05 consiste em: Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.