O Brasil no século XIX (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
A habilidade EF08GE16 consiste em: Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
Trabalho e formas de organização social e cultural (EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
A habilidade EF08HI15 consiste em: Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
A habilidade EF08CI16 consiste em: Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta, e tem como consequência o efeito estufa. Explicando de maneira simples, basta imaginar uma estufa de plantas: ela permite a entrada da luz solar, mas retém parte do calor gerado, criando um ambiente aquecido adequado para o crescimento das plantas.
Como trabalhar mudanças climáticas em sala de aula?
Se possível, promova o debate em uma área externa da sala de aula, proporcionando aos alunos um ambiente mais agradável, de forma que a atividade seja mais dinâmica e em contato com a natureza. Selecione algumas notícias de jornais e revistas sobre o aquecimento global para serem utilizadas durante a aula.
A habilidade EF08HI14 consiste em: Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
EF08HI06: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões. EF08HI11: Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
A habilidade EF08HI19 consiste em: Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI13 Analisar o processo de Independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas. Palavras-chave: Colônia, independência, Haiti, revolta de escravizados.
A habilidade EF08HI12 consiste em: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI11 Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. Palavras-chave: América portuguesa, expansão, sertão, Amazonas, São Paulo, bandeirantes, indígenas, monumento histórico.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI15 Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Palavras-chave: Escravidão, sociedades ameríndias, sociedades africanas.
Lógicas de organização política (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. A passagem do mundo antigo para o mundo medieval; A fragmentação do poder político na Idade Média.
A habilidade EF08HI05 consiste em: Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
A habilidade EF08HI22 consiste em: Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
A habilidade EF07HI10 consiste em: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
A habilidade EF07HI05 consiste em: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência, com destaque para aquelas que ocupavam o atual nordeste brasileiro como um todo e Sergipe especificamente. A estruturação dos vice-reinos nas Américas.
As mudanças climáticas estão associadas ao crescimento da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). Com mais desses gases, aumenta a quantidade de calor vinda do sol que fica retido na Terra, provocando alterações não apenas na temperatura do planeta, mas também no clima.
Objetivos. 1) Conhecer as diferenças entre clima e tempo atmosférico; 2) Compreender a dinâmica atmosférica da Terra e como o homem interfere nela; 3) Associar o clima a outros fenômenos, como altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, densidade vegetal e evapotranspiração.
A habilidade EF07CI13 consiste em: Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.)