Podia ter ganho ou podia ter ganhado?
"O verbo ganhar admite as duas formas, podemos dizer 'ter ganhado' ou 'ter ganho'. É uma das exceções", confirma à CNN Portugal a professora de Português.O que significa ter ganhado?
Adquirir ou obter por meio de qualquer combinação, esforço ou trabalho. 2. Tomar; conquistar.Tem ganhado tem ganho?
Como o Acordo Ortográfico impactou o verbo ganharOs verbos ganhar, gastar e pagar possuem uma única forma no particípio: ganho, gasto e pago. Até que, quando foi assinado o Acordo Ortográfico de 2009, a Academia Brasileira editou o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, extinguindo a não abundância destes verbos.
Podia ter pagado ou pago?
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.QUAL É O CORRETO? TINHA GANHADO OU TINHA GANHO?
É correto dizer podia?
A forma “podia” pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não concluído, dá ideia de continuidade, de processo que no passado era constante. Como no exemplo: Naquela época, eu podia ir lá todos os dias.Qual a regência do verbo ganhar?
No português europeu, o verbo ganhar pode ter mais de uma regência: i) quando significa «vencer algo» é transitivo directo: «Portugal ganhou o jogo»; ii) quando significa «vencer alguém», ou seja, quando o seu complemento é + humano, é transitivo indirecto e rege a preposição a: «Portugal ganhou ao Irão» (neste exemplo ...Qual é a transitividade do verbo ganhar?
Portanto, “ganhar” pode ser classificado como um verbo transitivo, visto que precisa de um complemento para ter seu sentido completo. O complemento verbal em questão se liga ao verbo diretamente, isto é, sem necessidade de preposição. Por isso, neste caso, o complemento é chamado de objeto direto (OD).Quando usar ganho ou ganhado?
Ganhado se usa com os auxiliares ter e haver:tinha ganhado, havia ganhado. Ganho tem a vez com ser e estar: é ganho, está ganho. Modernamente, há forte preferência pelo emprego de ganho com todos os auxiliares: tem ganho, havia ganho, foi ganho, estava ganho.É correto utilizar na qual?
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.O que é particípio e exemplo?
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.Poderia ir ou podia ir?
Naquela época, eu podia ir lá todos os dias. A menina nunca podia brincar no pátio, a mãe não deixava. Poderia faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados: Se ele quisesse, tudo poderia ser diferente.É podia ou pudia?
Podia ou pudiaA palavra pudia não existe em português. A confusão ocorre em função da sonoridade: em algumas regiões, é comum que o som do O fique mais parecido com o do U em início de palavra, como mosquito, moleque e zoar, que podem ser pronunciadas (mas não grafadas) mUsquito, mUleque e zUar.
Tinha pago é errado?
Eu tinha pagado aquela conta, eu havia pagado aquela conta. E o pago não existe existe. Quando você usar os verbos ser e estar, o boleto foi pago, o boleto está pago, ser, estar, mas com os verbos ter e haver, você usará pagado, tinha pagado, havia pagado você, minha cara, ganhou.Tinha pago ou tinha pegado?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.Foi pagado está correto?
Pago ou pagado: verbos abundantes.Muitos podem se surpreender, mas o correto nesse caso era usar o verbo na forma PAGADO – “Ele já tinha pagado a conta”. Vamos te explicar o porquê: O verbo pagar, assim como o verbo morrer, é um verbo abundante (aquele que tem duas formas de particípio).