O que diz a LDB sobre a Educação Infantil?

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art.
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O que diz a LDB em relação à educação infantil?

Isso porque, no art. 30, a LDB determina que a educação infantil deverá ser oferecida em creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade, e em pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. Nesse ponto, importante ressaltar que a LDB, em seu art.
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O que é educação infantil segundo a LDB?

A sigla LDB representa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/96). Ela é composta por 92 artigos que estabelecem – como o próprio nome diz – as diretrizes e bases da educação nacional.
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O que mudou na Lei da educação infantil?

As atualizações na LDB obrigam os pais a matricularem seus filhos com 4 e 5 anos na pré-escola, proíbe a reprovação das crianças nessa etapa, assegura a elas uma carga horária mínima anual de 800 horas, entre outros benefícios.
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Quais são as Leis de Diretrizes e bases da educação Infantil?

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, a partir da Lei nº 12.796/13 essa etapa passou a ser obrigatória. Essa lei prevê, por exemplo, o pleno desenvolvimento da criança de até cinco anos de idade nos aspectos físico, emocional, intelectual e social.
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ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA Atualizado e Comentado | Resumo da Lei 8.069 de 1990

Quais são os principais documentos que regem a educação infantil?

A concepção atual de infância e de educação infantil está constituída sobre as legislações: Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
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Qual o período para frequentar a educação infantil 0 a 5 anos 0 a 4 anos 0 a 6 anos 0 a 3 anos?

Educação Infantil | Idade

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade.
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O que trabalhar na educação infantil de acordo com a BNCC?

A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem para a fase da Educação Infantil. Eles têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo.
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Como é dividida a educação infantil?

Educação Infantil:

É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
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Quem rege a educação infantil?

- O Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, na condição de membro da Rede Nacional Primeira Infância – RNPI, ao divulgar esta publicação, pretende contribuir com os estabelecimentos de educação infantil no sentido de incentivar novas práticas educativas comprometidas com os ...
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Qual a importância da LDB para a educação infantil?

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) vem assegurando que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem tanto na familia, como na convivência humana, seja no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais ou nas organizações da sociedade civil e também nas manifestações culturais.
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Quais são os três princípios básicos da educação?

LDB - Dos princípios e fins da educação nacional
  • Art. ...
  • Art. ...
  • I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
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Quais são os três princípios da educação?

A escola deve pautar seu trabalho em princípios éticos, de cidadania e estéticos.
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Qual é o principal objetivo da educação infantil?

Mas qual a finalidade da educação infantil? Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.
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Qual é o papel da educação infantil?

A Educação Infantil oferece oportunidades para estimular o desenvolvimento cognitivo, como o raciocínio, a linguagem, a memória e as habilidades de resolução de problemas. Isso é feito de maneira lúdica, com brincadeiras, contação de histórias e jogos pensados para a faixa etária dos pequenos.
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Qual a importância do artigo 31 na educação infantil?

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
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Quais são os sete eixos da Educação Infantil?

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.
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Quais são as três faixas etárias da Educação Infantil?

Cada campo de experiências propõe objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para três diferentes grupos etários: bebês (de 0 a 1 ano e seis meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
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O que diz o artigo 4 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil?

histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (art. 4º).
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Quais são os 3 pilares da BNCC?

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Campos de experiências.
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Quais são os 5 direitos de aprendizagem na Educação Infantil?

A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem para a Educação Infantil: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se. Conheça cada um deles.
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Quais são os códigos da BNCC na Educação Infantil?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • <strong>O eu, o outro e o nós</strong> ...
  • <strong>Corpo, gestos e movimentos</strong> ...
  • <strong>Traços, sons, cores e formas</strong> ...
  • <strong>Escuta, fala, pensamento e imaginação</strong> ...
  • <strong>Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações</strong>
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É obrigatório criança de 4 anos estudar?

Em 2013, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sofreu uma alteração, por meio da Lei nº 12.796 que tornou obrigatória a matrícula de crianças com 4 anos na educação básica.
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Qual a idade da CEI?

Na rede própria, são ao todo 2.593 CEIs (Centro de Educação Infantil), 561 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e 31 CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil). O CEI atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. As EMEIS, de 4 a 5 anos e 11 meses. E os CEMEIs, de 0 a 5 anos e 11 meses.
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Qual a idade para o CEI?

Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), que integram os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e trabalham com crianças de zero a 5 anos e 11 meses; Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), que cuidam de crianças de 4 a 14 anos.
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