Art. 1º É livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta lei. Art. 2º A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
O desenvolvimento e o reconhecimento da profissão na área da enfermagem está diretamente relacionado com a legislação que estabelece as atividades e as atribuições dos profissionais. A Lei nº 2.604 em 17/09/1955, é considerada a primeira lei do exercício profissional de enfermagem.
Qual artigo da Lei nº 7.498 86 descreve as competências do Técnico de Enfermagem?
As atribuições legais dos profissionais estão dispostas nos artigos 8 (Enfermeiro), 10 (Técnico de Enfermagem) e 11 (Auxiliar de Enfermagem) do Decreto 94.406/87, que regulamenta a Lei 7.498/86 – clique aqui para consultar.
No dia 8 de junho de 1987, o Presidente da República assinou o decreto nº 94.406 (Anexo II), que regulamenta a Lei 7.498 (Anexo I), de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício profissional da enfermagem.
Auxiliar equipe em procedimentos invasivos; auxiliar em reanimação de paciente; aprontar paciente para exame e cirurgia; efetuar tricotomia; coletar material para exames; efetuar testes e exames (cutâneo, ergométrico, eletrocardiograma); controlar administração de vacinas.
– Como proporção profissional / paciente / turno: a)33% dos profissionais devem ser enfermeiros e 67% técnicos de enfermagem; b) enfermeiro para 4,5 pacientes; c) 1 técnico de enfermagem para cada 2,2 pacientes.
O que não pode ser feito pelo técnico de enfermagem?
O que um Técnico de Enfermagem não faz?
Prescrever medicamentos;
Emitir prescrição de enfermagem;
Realizar procedimentos invasivos que ultrapassem as competências do técnico, tais como punções arteriais, punções venosas centrais, traqueostomias, sonda vesical de demora, entre outros;
§ 1º Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida. § 2º O fato sigiloso deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.
A norma estabelece as atribuições privativas da enfermagem, garantindo a segurança e qualidade dos serviços prestados. Ao analisar a Lei 7.498/86, os enfermeiros devem atentar para a importância da supervisão de enfermagem, do planejamento e avaliação dos serviços, bem como da preservação do sigilo profissional.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais.
Quais são os medicamentos que o enfermeiro pode prescrever?
Desde que estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, conforme Lei Nº 7498/86, sendo ainda que a prescrição não poderá ser atendida no setor privado.
O que diz a Lei número 7.498 de 25 de junho de 1986?
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º É livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta lei.
Quais as atividades privativas do enfermeiro de acordo com a Lei 7.498 86?
Privativamente, incumbe ao enfermeiro a direção do serviço de enfermagem (em instituições de saúde e de ensino, públicas, privadas e a prestação de serviço); as atividades de gestão como planejamento da assistência de Enfermagem, consultoria, auditoria, entre outras; a consulta de Enfermagem; a prescrição da ...
Da análise, emergiu a seguinte categoria: Respeito aos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ao cuidar do paciente na terminalidade.
Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Brasília, DF, 26 jun. 1986.
O que a Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986 através do Decreto nº 94.406 de 8 de junho de 1987 regulamenta?
Lei 7.498/1986 – Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Decreto 94.406/1987 – Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências.
O que diz o artigo 28 do Código de Ética de enfermagem?
Art. 28 - Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação. Parágrafo único - Nos casos previstos em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no ato abortivo.
O que o técnico de enfermagem pode se recusar a fazer?
§ 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.
De acordo com a legislação, o Auxiliar de Enfermagem não pode realizar atividades que sejam atribuídas exclusivamente aos médicos, enfermeiros e/ou técnicos, como a prescrição de medicamentos, a realização de procedimentos invasivos complexos, a tomada de decisões clínicas de maior complexidade e a responsabilidade ...
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren), é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo principal do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.