Características de quem carrega o pomba gira menina. médio ungidona menina. geralmente são pessoas doces, meigas e sinceros, sinceros até demais. Peça conselhos.
Atua em defesa dos filhos de fé do terreiro e dos que precisam de ajuda, principalmente em situações que envolvem crianças e adolescente. Traz grande atuação com justiça e ajuda quem precisa de paz. Seus trejeitos são suaves e delicados, assim como o sorriso em seu rosto. Mas não se engane pelo seu jeito doce.
Os filhos dessa pomba gira são muito ansiosos e ativos, querem fazer tudo ao mesmo tempo e não param 1/2 sequer. no amor. Os filhos de dona menina são muito apaixonados e muito. fiéis, porém sempre desconfiados.
Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros. Suas cores são o vermelho e o preto, e ela é representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
Como funções/poderes atribuídos encontramos: trabalhar, comandar a madrugada, vencer demandas, carregar mandinga para o fundo do mar, cortar o embaraço, vigiar.
São pessoas com espíritos joviais, gostam sempre de estar vivendo, estar em 1 momento bom, dificilmente estão cabisbaixo. OU passando 1 energia ruim. para outra Pessoa. Os médiuns da pombo gira menina são muito determinados, tudo que querem, vou correr muito atrás.
Mostre as suas fraquezas, diga no que você está mal e diga do que você precisa. com clareza. Peça ajuda a esta mulher. e além disso, ofereça sempre algo a ela, porque como todo bom Exu, esse Exu mulher que a pomba gira.
A gente vai partir do momento. em que você fez a sua oferenda, você foi ali, na sua firmeza, colocou o padeiro. com a carne, ou com as flores ou com as frutas, dependendo do Exu ou da pomba gira, colocou a bebida, o charuto, a cigarrilha, colocou a champanhe, ou então a cachaça, ou então só o copo com água, a vela.
uma pessoa mais forte e autoconfiante. Olhando por uma visão externa, os herdeiros da pomba gira. até podem parecer arrogantes, todavia, a verdade é que apenas são confiantes.
As fragrâncias são, na verdade, o elemento mais crucial para que essas energias se manifestem. Algumas gostam de aromas mais doces e ambarados, outras preferem especiarias e mel, mas a nota que une todos elas é a rosa. Um perfume dedicado a essas energias deve ter rosa, de preferência vermelha e bem presente.
A Pomba-gira partilha sua fala com o outro, mostra seu poder na gargalhada e sugere que o outro tam- bém se permita ao poder. “O riso humilha e provo- ca. É uma arma duvidosa que se encontra em todas as situações de conflito” (MINOIS, 2003, P. 43).
Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor. A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré.