NBR 7182. É responsável por determinar quais os métodos serão utilizados para que seja possível identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado.
NBR6457 de 01/2024 - Solos — Preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e determinação do teor de umidade. Esta Norma estabelece o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização, bem como o método para a determinação do teor de umidade.
Acerca do conteúdo estudado observou-se que o ideal é compactar o solo de forma a obter um grau de compactação superior ou igual a 100% para se ter um melhor resultado, caso contrário é preciso compactar novamente e realizar novos ensaios no campo.
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
Há alguns tipos de ensaios proctor, a depender da energia de compactação, podendo-se citar os mais comuns: normal, intermediário e modificado. O que muda é a quantidade de camadas e o número de golpes utilizados para compactar o solo em um molde cilíndrico de volume conhecido.
Na área de engenharia civil, os ensaios de compactação proctor tratam-se de um estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Com a realização deste procedimento, é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, optimizando o projeto em relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.
O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
Quando não se faz referência à energia do ensaio, subentende-se que seja a energia Proctor Normal. Ensaio Modificado de Compactação (Proctor Modificado) é realizado, geralmente no cilindro grande, com o soquete grande, aplicando-se 55 golpes em cada uma das cinco camadas.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
Esta Norma estabelece o método para análise granulométrica de solos, realizada por peneiramento ou por uma combinação de sedimentação e peneiramento. Publicada nova edição (inc. err.)
A norma NBR 10520 - Citações em documentos foi revisada e atualizada recentemente, em 19 de julho de 2023, pela ABNT e já está disponível na Target GEDWeb.
Como saber se o solo está compactado? Diversos atributos físicos podem ser utilizados para aferir a qualidade física do solo e inferir a respeito da ocorrência da compactação em alguma camada. Dentre os mais utilizados destacam-se a determinação de resistência à penetração, macroporosidade e densidade do solo.
Em Mecânica dos Solos a umidade ótima ou humidade óptima é aquela em que o solo atinge a maior massa específica aparente seca máxima, ou seja, se a quantidade de água utilizada na compactação da camada de aterro for maior ou menor que a umidade ótima, o solo não atingirá o seu grau de compactação máxima.
Esta Norma estabelece o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização, bem como o método para a determinação do teor de umidade.
Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).
O borrachudo é uma patologia conhecida da engenharia rodoviária que surge durante a compactação do solo que está com umidade em excesso. Trata-se de um problema para a construção civil, porque a energia aplicada pelos maquinários é transferida para a água, e a saturação máxima é alcançada com muita agilidade.
Qual a diferença entre Proctor normal e Proctor modificado?
O Ensaio de Proctor Modificado utiliza o mesmo molde no padrão, de volume 944cm³, porém o solo é compactado em 5 camadas e os golpes são aplicados com um soquete metálico de 4,54kg e altura de queda de 45,7 centímetros. O número de golpes é de 27 golpes por camada de solo.
Quais as principais informações indicadas no ensaio de compactação tipo Proctor?
Esse ensaio, de Proctor, visa determinar a umidade ótima e o peso específico seco máximo para a construção da curva de compactação e, através de ensaios de speed test e frasco de areia realizados no campo, relacionar os índices físicos do solo de forma a calcular o grau de compactação e verificar se já está bem ...
Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura.